Candidata à presidência do México planeja copiar modelo da Petrobras
A candidata à presidência do México Josefina Vázquez Mota qualificou como um “modelo muito inspirador” o da abertura de capital da Petrobras e disse que o mesmo poderia servir para a Petróleos Mexicanos (Pemex). “Eles chegaram inclusive a capitalizar parte das ações sem perder o controle da empresa, e eu acho que este pode ser […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A candidata à presidência do México Josefina Vázquez Mota qualificou como um “modelo muito inspirador” o da abertura de capital da Petrobras e disse que o mesmo poderia servir para a Petróleos Mexicanos (Pemex).
“Eles chegaram inclusive a capitalizar parte das ações sem perder o controle da empresa, e eu acho que este pode ser um destino para Pemex”, afirmou em entrevista à agência Efe a candidata do conservador Partido Ação Nacional (PAN).
Vázquez destacou a evolução que a empresa brasileira teve desde que começou a privatizar seu capital. “O que a Petrobras alcançou ao longo dos anos foi um exemplo muito importante de como uma empresa deficitária se transformou em uma instituição sólida”.
Ex-ministra e ex-parlamentar, Vázquez Mota, de 51 anos, é a segunda colocada nas pesquisas eleitorais para as eleições de 1º de julho, atrás do candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto.
A exploração petrolífera no México está a cargo da Pemex, uma das principais fontes de geração de divisas do país (o quarto produtor mundial de petróleo). A companhia é inteiramente estatal.
Embora a Constituição mexicana estabeleça a proibição de outorgar concessões petrolíferas a particulares, uma reforma legislativa de 2008 abriu a possibilidade que Pemex assinasse esse tipo de contrato, sob um regime de compensação.
Só a partir de 18 de agosto de 2011 a Pemex começou a licitar a exploração provada de campos petrolíferos, em processo muito lento que despertou críticas dos que querem impulsionar a companhia.
Segundo Vázquez Mota, a empresa necessita de investimentos para missões como a prospecção em águas profundas, tecnologia e pesquisa.
“No caso de Pemex é urgente que ela se modernize. Precisamos fazer dela uma empresa de classe mundial”, insistiu Vázquez Mota.
A candidata citou como exemplo a situação “muito lamentável” gerada pela publicação de fotos polêmicas da filha do líder do sindicato da Pemex, Carlos Romero Deschamps. Nas imagens, a filha do dirigente, Paulina Romero, aparece viajando em aviões privados, em hotéis de luxo e a bordo de um iate.
“Nos indigna e nos lastima, quando temos verdadeiramente um problema com tantos desafios, com milhões de pessoas na pobreza”, afirmou Vázquez Mota.
Carlos Romero Deschamps é candidato a senador pelo PRI. O principal adversário de Vázquez, Peña Nieto afirmou neste sábado que Romero é um dirigente trabalhador que “tem o respeito de seu sindicato”.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Chefe desiste de festa de fim de ano do gabinete após descobrir ‘rachadinha na rachadinha’
Assessor espertalhão supostamente ficava com uma parte da propina do chefe e quase melou festa de fim de ano em gabinete de político
Fuzileiros ocupam entorno de hospital onde médica foi morta no Rio
Geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello foi vítima de bala perdida
Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
Casos aconteceram entre outubro e dezembro e seguem em investigação
Após oito dias, Andressa Urach anuncia término com ator pornô: “Sou intensa”
Antes do término, Andressa Urach e Cassiano França chegaram a tatuar seus respectivos nomes no corpo; entenda o que aconteceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.