Atleta de MS participa do circuito europeu de skate downhill

Mato Grosso do Sul contou este ano com um representante no circuito europeu de skate downhill, comandado pela IGSA (Internacional Gravity Sports Association). Jean-Paul Marson, de 37 anos, participou da etapa Lagoa Azul, realizada na Serra de Sintra em Portugal entre os dias 14 e 16 de setembro. Apaixonado pelo skate deste muito cedo, Jean […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mato Grosso do Sul contou este ano com um representante no circuito europeu de skate downhill, comandado pela IGSA (Internacional Gravity Sports Association). Jean-Paul Marson, de 37 anos, participou da etapa Lagoa Azul, realizada na Serra de Sintra em Portugal entre os dias 14 e 16 de setembro.

Apaixonado pelo skate deste muito cedo, Jean fez parte da geração old-school de Campo Grande. Participou do 1º campeonato de skate da cidade, realizado no ginásio da UCE nos anos 80 e venceu a etapa do campeonato realizado pela Hot Point, no estacionamento do então Jumbo. Há 8 anos fora do Brasil, Jean atualmente reside em Lisboa. Está com retorno marcado para o País em Novembro, mas antes de voltar à sua terra natal, decidiu aproveitar a oportunidade e participar da etapa portuguesa da IGSA Euro Series.

Jean-Paul Competiu na categoria Downhill Open Masculino com diversos atletas de destaque, como o atual campeão europeu Sebastien Hertler da Alemanha, Kevin Bouaich da Suiça, Marcos Costa do Uruguai, Jorge Pernes de Portugal e Deen Mondt da Holanda. O circuito português é rápido, com velocidades de 90 km/h, possui 3 km de extensão e 14 curvas, sendo duas muito fechadas. Uma dessas curvas é conhecida como “Curva da Morte” e é um ponto onde se define quem estará entre as primeiras posições. O campeonato foi dividido em treinos livres (14/09), corridas classificatórias (15/09) e corridas eliminatórias (16/09). Quem levou a melhor foi o alemão Matthias Ebel, seguido por Sebastien Hertler em 2º e o espanhol Garrido Sanchez em 3º.

A ideia de participar de um evento como esse é principalmente o intercâmbio de experiências que acontece. Assim como Jean, outros skatistas de downhill do Mato Grosso do Sul estão pegando seus skates e botando o pé na estrada. A equipe 4D Longboarding esteve recentemente em Minas Gerais, uma das regiões mais montanhosas do Brasil, atrás também deste intercâmbio de experiências.

Além de Minas Gerais, a 4D Longboarding já marcou presença nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Mato Grosso do Sul possui pouca bagagem nesta modalidade do skate mas seus atletas estão em uma busca constante pela evolução. Em meio a tantas adversidades para uma boa prática do esporte, contamos com um local ideal de treino (com muito pouco movimento de carros), a Serra da Alegria.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados