Athayde, professores e comunidade discutem a educação na Capital

Nesta quinta-feira (17/05), o PPS deu continuidade a mais uma rodada de debates do projeto “Faça mais por sua cidade”. O tema debatido na WTV+ produções foi “educação” e teve a mediação do vereador e presidente do Diretório Regional do PPS Athayde Nery.  O intuito do debate é construir o plano de governo do Partido […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta quinta-feira (17/05), o PPS deu continuidade a mais uma rodada de debates do projeto “Faça mais por sua cidade”. O tema debatido na WTV+ produções foi “educação” e teve a mediação do vereador e presidente do Diretório Regional do PPS Athayde Nery.  O intuito do debate é construir o plano de governo do Partido Popular Socialista (PPS), juntamente com a população.

O debate foi transmitido pelo site do PPS (www.ppsms.org.br) e contou com a participação dos professores: Kátia Queiroz, Gilvano Bronzoni, Lourimar Brandão, Ângela Costa, que também é diretora, Valdinéia Quintana- mãe e estudante, e ainda o público seleto do estúdio e da internet, que interagiu diretamente por meio do jornalista Rodrigo Teixeira.

O tema educação levantou muitos questionamentos sobre a falta de mão de obra qualificada, incentivo aos alunos e pouco investimento na área. Embora seja o sétimo estado do Brasil com menor índice de analfabetismo entre jovens, adultos e idosos, Mato Grosso do Sul ainda tem 139 mil pessoas com mais de 15 anos, 7,6% da população na faixa etária, que não sabem ler e escrever. Os dados são do Censo 2010.

Apesar de não ter apresentado os piores índices de analfabetismo, não existem metas de redução da taxa de analfabetismo estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para os estados. Há apenas compromissos anuais formalizados entre os municípios e o órgão, sempre que as prefeituras aderem ao Programa Brasil Alfabetizado. Mas essas “metas” são definidas de acordo com a realidade local e a capacidade de atendimento do município.

O próximo tema em debate será “inclusão social” e acontecerá no dia 24 de maio. Qualquer interessado também poderá fazer parte da construção de governo do PPS. “Com o debate, o diálogo, todos temos a responsabilidade sobre os rumos da cidade. É preciso caminhar, pois só assim o caminho será feito”, ressalta o vereador Athayde Nery.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados