Altas temperaturas fazem venda de ar condicionado aumentar em até 40%

Em algumas lojas, prazo de entrega pode chegar a até 15 dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em algumas lojas, prazo de entrega pode chegar a até 15 dias

O aumento da temperatura registrado na última semana em Campo Grande provocou uma corrida às lojas em busca de condicionadores de ar. As vendas de vendas de ar condicionado e ventiladores tiveram um crescimento de até 40%, segundo lojista.

De acordo com o gerente de uma loja de Campo Grande- Aderi Otávio da Cruz, os modelos split de 9 e 12 mil BTU’s são os mais procurados pelo consumidor. “Aumentou em 65% as vendas destes modelos. Apenas a nossa rede de lojas vendeu 14 mil peças no último mês.”, revela.

Aderi conta que, devido a crescente procura pelo produto, o prazo de entrega já chega há 15 dias. “Na última semana vendemos as 800 peças que possuíamos no estoque. Já temos mais 1.200 vendidas, mas que só começam a chegar na próxima semana, por isso o prazo de entrega está variando entre 10 e 15 dias.”

A falta do produto se deve às poucas empresas que suprem a demanda nacional. Conforme o gerente, apenas três empresas abastecem o país. “Quando tem esses picos de temperatura, elas acabam não dando conta da demanda.”.

Ventiladores, umidificadores de ar e climatizadores seguiram a tendência e também tiveram suas vendas alavancadas. No caso dos ventiladores, a loja em que o gerente trabalha chegou a vender entre 80 e 100 peças por dia, apenas na última semana.

José Carlos conta que seu ventilador quebrou e, mesmo com o alívio na temperatura com a chuva desta quinta-feira, foi a procura de um novo. “Na verdade prefiro o ar-condicionado, mas o dinheiro ta curto, então vai o ventilador mesmo.”.

Água

O auxiliar administrativo, Roberto Pereira, que trabalha em uma conveniência na avenida Afonso Pena, conta que a compra de água aumentou 20% nos últimos dias chegando a provocar a falta do produto. “As vezes a procura é tão grande que chega a faltar de manhã, mas a tarde já conseguimos repor.”.

Ele conta que com as altas temperaturas, a venda normal que costuma ser de 70 caixas – 840 unidades, por dia, passou para 100 caixas – 1.200 unidades.

Sobre o gelo, Roberto revela que é necessário renovar o estoque a cada dois dias. “Só do gelo filtrado são cerca de 100 pacotes por dia, do gelo “sujo”, 60 pacotes de 25 kg, e ainda assim às vezes acaba o estoque e temos que repor antes do tempo previsto.”.

Temperatura

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) o calor intenso em Campo Grande dará uma trégua neste final de semana, registrando a máxima de 32° e a mínima de 24°. A previsão é de tempo parcialmente nublado, com períodos de nublado e pancadas de chuva com trovoadas, especialmente à tarde.

A partir de hoje (1º) até sábado (3), o calor deve diminuir. O tempo fica instável, com muitas nuvens, breves aberturas de sol, tempo abafado e pancadas de chuva com trovoadas.

Conteúdos relacionados