WikiLeaks recebe dados de bancos da Suíça e promete publicá-los

O banqueiro suíço Rudolf Elmer disse ter entregue ao site WikiLeaks nesta segunda-feira (17) dois discos com dados secretos de bancos da Suíça, que poderiam ser revelados em breve, de acordo com informações da agência americana CNN. Os discos foram entregues pessoalmente por Elmer ao fundador do site, o australiano Julian Assange, em uma coletiva […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O banqueiro suíço Rudolf Elmer disse ter entregue ao site WikiLeaks nesta segunda-feira (17) dois discos com dados secretos de bancos da Suíça, que poderiam ser revelados em breve, de acordo com informações da agência americana CNN.

Os discos foram entregues pessoalmente por Elmer ao fundador do site, o australiano Julian Assange, em uma coletiva de imprensa em Londres. Assange disse que, caso a equipe do site consiga processar os dados rapidamente, os segredos podem ser vazados “em semanas”.

Elmer disse que não revelaria o nome das pessoas citadas nos registros entregues ao WikiLeaks e afirmou não saber quantos indivíduos poderiam ser citados nos dados. “Acredito que, com banqueiro, tenho direito de agir se algo estiver errado”, disse Elmer ao justificar a atitude.

Elmer deve ir ao tribunal na quarta-feira, na Suíça, por violar as normas de privacidade bancária do país. Ele disse que quer que “a sociedade saiba como o sistema funciona porque a sociedade é prejudicada da forma como o dinheiro é transferido e escondido”.

Elmer disse que começou a estudar a questão quando era banqueiro nas Ilhas Cayman. No início, quando viu o início dos problemas com bancos em paraísos fiscais, ele disse que se tratava de algo pequeno, mas investigou o assunto e descobriu que tudo era muito pior do que pensava.

Em seu site, Elmer disse que quer “desafiar o sigilo bancário da Suíça na Corte Europeia de Direitos Humanos e nos tribunais suíços”. O suíço trabalhou com Assange em queixas contra as normas suíças no tribunal europeu em 2008.

Conteúdos relacionados