O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Dourados registrou, no primeiro semestre de 2011, cerca de 12,5 mil trotes. Este número é considerado exorbitante, já que é três vezes maior do que o número de atendimentos, que totalizou 4.192.

Por contas disso, está em execução em dez escolas de Dourados o Projeto Samuzinho, desenvolvido para conscientização de jovens e crianças quanto à importância deste serviço. A intenção é levar o projeto para todas as escolas do ensino fundamental, tendo em vista a necessidade de promover esse tipo de orientação.

Ocorrências

Entre as ocorrências atendidas pelo Samu constam 876 acidentes automobilísticos, 104 agressões, 188 intoxicações e várias outras incluindo ferimento por arma branca, ferimento por arma de fogo, queimaduras, tentativa de suicídio, trauma por animal, acidente esportivo e acidentes de trabalho. Mas o que prevalece são as urgências clínicas, como parada cardiorrespiratória e convulsões.

O Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003. Este serviço participa na organização da assistência na Rede Pública prestando Socorro à população em casos de emergência. Funciona 24h por dia com equipe multidisciplinar e o papel deste serviço é regular o atendimento de urgência e emergência em Dourados com parceria dos demais órgãos de segurança pública.