SC: 59 praias estão em condições impróprias para banho

Um relatório divulgado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) neste domingo mostra que 59 praias continuam impróprias para banho em todo o Estado, que é muito visado pelos sul-mato-grossenses no verão. Foi o quarto levantamento realizado pelo órgão na alta temporada e o primeiro revelado em 2011. Em todo o Estado, foram […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um relatório divulgado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) neste domingo mostra que 59 praias continuam impróprias para banho em todo o Estado, que é muito visado pelos sul-mato-grossenses no verão.

Foi o quarto levantamento realizado pelo órgão na alta temporada e o primeiro revelado em 2011. Em todo o Estado, foram analisados 194 locais e 30,4% foram reprovados. Segundo a análise, a capital Florianópolis conta com um terço de suas praias comprometidas. No total, 21 pontos dos 64 analisados são considerados “impróprios” para os turistas. O índice representa 32,8% do total na capital.

Um dos maiores problemas é verificado na Lagoa da Conceição, principal cartão postal de Florianópolis. A proliferação de algas vem mudando o cenário e proporcionando mau cheiro nas margens da lagoa. O contato da água com o esgoto doméstico é um dos problemas que contribuem para a proliferação das algas.

Itapema, uma das cidades mais badaladas do litoral norte de Santa Catarina, apresentou mais uma vez um dos cenários mais críticos. Seis dos oito pontos onde a FATMA coletou amostras de água foram reprovados. Por outro lado, Imbituba, no litoral, teve todos os pontos considerados próprios para os banhistas. A cidade possui praias frequentadas por milhares de turistas, como Rosa e a região da Lagoa de Ibiraquera.

Conteúdos relacionados