PF desmonta quadrilha que usava Mato Grosso do Sul como rota de drogas para o norte
Uma quadrilha que utilizava Mato Grosso do Sul como rota para abastecer os estados de Mato Grosso, Goiás e Pará com drogas foi desmontada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (19). A Operação “Pa Siba’Are” cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão. As prisões foram realizadas em sete municípios por 80 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma quadrilha que utilizava Mato Grosso do Sul como rota para abastecer os estados de Mato Grosso, Goiás e Pará com drogas foi desmontada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (19). A Operação “Pa Siba’Are” cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão.
As prisões foram realizadas em sete municípios por 80 policiais federais. As ordens judiciais foram expedidas por Vinicius Caldas da Gama e Abreu, juiz da Vara Criminal de Aragarças, na divisa entre Mato Grosso e Goiás.
Segundo o delegado da Polícia Federal em Barra do Garça, Bruno Rodrigues dos Santos, os traficantes mantêm ligações em Mato Grosso do Sul para operacionalizar a passagem da maconha que vem do Paraguai, e da cocaína, trazida da Bolívia.
A organização foi investigada durante 10 meses pela Delegacia da Polícia Federal em Barra do Garças e acabou desmantelada com a prisão em flagrante de cinco pessoas e apreensão de 22 quilos de cocaína e 140 quilos de maconha.
“Com cinco flagrantes, conseguimos identificar toda a cadeia, quem adquiria, transportava e recebia a droga para a distribuição em Mato Grosso, Goiás e Pará”, disse. Além do fornecimento nos estados, a organização abastecia ainda a cadeia pública de Aragarças (GO), onde parte dos integrantes está presa.
Uma apreensão de 140 quilos de maconha há pouco mais de 15 dias na BR-158 colaborou para acelerar a neutralização da organização criminosa. Por meio de uma denúncia anônima a Polícia Federal conseguiu interceptar um “carregamento” destinado à região. Dois homens foram presos e um acabou por confessar que o transporte da droga que estava visível no banco traseiro de um veículo Fiat Uno.
O nome dado à operação da PF, “Pa Sibá Are”, significa na língua dos índios xavantes “rio das Garças”, em referência ao rio que banha as cidades mato-grossenses apontadas como “base operacional” da quadrilha.
A ação de ontem teve como objetivo principal neutralizar as ramificações que ainda persistiam na compra, no transporte, no armazenamento e no comércio de drogas nos três estados. Não houve presos em Mato Grosso do Sul. (Com informações do Diário de Cuiabá)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.