MPF arquiva inquérito que investigava bancos de sangue de Dourados

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF) em Dourados (MS), dois dos principais bancos de sangue de Mato Grosso do Sul, o Hemocentro de Dourados e a Agência Transfusional do Hospital Evangélico, foram regularizados. Atualmente, elas operam com total segurança aos doadores e receptores de sangue. Com isso, o inquérito que investigava o assunto foi […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF) em Dourados (MS), dois dos principais bancos de sangue de Mato Grosso do Sul, o Hemocentro de Dourados e a Agência Transfusional do Hospital Evangélico, foram regularizados. Atualmente, elas operam com total segurança aos doadores e receptores de sangue. Com isso, o inquérito que investigava o assunto foi arquivado.

Em 2009, foram averiguadas mais de 53 irregularidades como instalações inadequadas, materiais e equipamentos com defeito ou descalibrados, funcionários sem capacitação, ambientes sem proteção contra entrada de insetos, procedimentos técnicos que não eram seguidos e falta de controle de qualidade do material coletado.

Auditorias realizadas em maio deste ano constataram que as adequações foram realizadas nas duas unidades, sem a necessidade de adoção de medidas judiciais. Apesar da regularização, o Hospital Evangélico e o Hemocentro regional de Dourados continuarão sendo fiscalizados periodicamente. Qualquer pessoa pode procurar o Ministério Público Federal para denunciar irregularidades.

O Hemocentro é a 2ª maior unidade do estado atendendo aos municípios da macrorregião de Dourados, com até 1300 coletas de sangue por mês. O Hospital Evangélico atua de forma complementar ao Hemocentro.

Conteúdos relacionados