Exportação de carne bovina praticamente estável entre 2009 e 2010

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), baseados em informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras totais de carne bovina em 2010 ficaram 1% abaixo do volume exportado em 2009. Em faturamento, houve crescimento de 16% nos embarques, em função da recuperação dos preços ap…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), baseados em informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras totais de carne bovina em 2010 ficaram 1% abaixo do volume exportado em 2009.

Em faturamento, houve crescimento de 16% nos embarques, em função da recuperação dos preços após a crise.

No entanto, a expectativa era que o Brasil exportasse maior volume em 2010, com a recuperação da economia de uma maneira geral ao redor do globo, mas alguns fatores acabaram interferindo nos resultados. Um dos mais importantes foi a paralisação das exportações de carne industrializada para os Estados Unidos por quase oito meses. Isso refletiu em recuo de 23% tanto em volume quanto em faturamento nos resultados de 2010, na comparação com 2009.

As exportações de carne bovina in natura registraram crescimento entre 2009 e 2010: alta de 28% em faturamento e 3% em volume. Uma melhora significativa.

Conteúdos relacionados