A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) desaconselha a população a praticar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, no período que vai de hoje (12) até a próxima segunda-feira (15). A razão é que está prevista para esses dias a ocorrência de baixa umidade relativa do ar, que deve ficar em menos de 20%, no Estado. O ideal é que o nível esteja na casa dos 50%.

Para evitar problemas de desidratação a Defesa Civil orienta as pessoas a fazerem a ingestão de bastante líquido, e evitarem os raios solares especialmente entre as 10 e 16 horas, fase do dia em que a umidade tende a ficar mais reduzida.

Outro alerta quanto ao tempo seco está no risco de incêndios florestais. A recomendação é que as pessoas não façam fogueiras principalmente em locais próximos de matas e reservas ambientais.

No caso de motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios, o coordenador estadual da Defesa Civil, Ociel Ortiz, aconselha ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e que evitem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos, ato tido como um dos grandes causadores de focos de queimadas.