Carga tributária encarece serviços digitais, diz presidente da Telefônica no Brasil
A carga tributária é um entrave ao acesso a serviços digitais como a internet banda larga, disse hoje (19) o presidente da Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente. Ele também cobrou do governo medidas para incentivar a universalização da telecomunicação no país. Segundo Valente, o pagamento de tributos como o Imposto sobre Produtores Industrializados (IPI), […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A carga tributária é um entrave ao acesso a serviços digitais como a internet banda larga, disse hoje (19) o presidente da Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente. Ele também cobrou do governo medidas para incentivar a universalização da telecomunicação no país.
Segundo Valente, o pagamento de tributos como o Imposto sobre Produtores Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e PIS/Cofins, além de taxas e contribuições, encarecem em até 48% os serviços digitais.
Para ele, o governo deve adotar para os serviços digitais o mesmo procedimento usado para os
tablets (computadores de prancheta), que tiveram reduzidos os impostos de produção. A medida já serviu para ampliar as vendas de computadores de mesa.
Durante o 23º Fórum Nacional, no Rio, o presidente da Telefônica também criticou a arrecadação de recursos por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). De acordo com ele, a legislação prevê que os recursos destinados ao Fust sejam aplicados na expansão de serviços de telecomunicação no interior no país. No entanto, assinalou Valente, eles acabam contingenciados pelo governo para pagar os juros da dívida. “O Brasil precisa de investimentos públicos em setores onde não há alternativa.”
Para atrair usuários e acelerar a universalização digital, Valente sugeriu ainda que o Poder Público use mais os serviços da internet, como ocorre com Declaração do Imposto de Renda, feita por meio eletrônico. “A introdução no mundo digital terá mais valor quanto maior for a possibilidade de as pessoas se tornarem cidadãs.”
O presidente da Telefônica também voltou a defender a aprovação do Projeto de Lei 116, que unificará a legislação sobre as televisões pagas e poderá permitir a expansão da oferta de TV à cabo e de banda larga pelo mesmo “fio”, diminuindo os preços.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Proprietário de fazenda tem 27 cabeças de gado nelore roubadas em Anaurilândia
Homem deu falta dos animais no final de novembro
Polícia faz ofensiva contra PCC e CV em operação e três são presos em MS
Foram cumpridos 15 mandados em 3 cidades do Estado
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.