Campo Grande terá primeira Usina de Processamento de Lixo
O secretário de Meio Ambiente de Campo Grande, Marcos Cristaldo, apresentou nesta sexta-feira (5), o projeto da coleta seletiva de lixo e a construção de uma UPL (Usina de Processamento de Lixo). A proposta foi apresentada aos catadores da Capital. Segundo o secretário, os catadores trabalham em condições insalubres e com a construção dos galpões […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário de Meio Ambiente de Campo Grande, Marcos Cristaldo, apresentou nesta sexta-feira (5), o projeto da coleta seletiva de lixo e a construção de uma UPL (Usina de Processamento de Lixo). A proposta foi apresentada aos catadores da Capital.
Segundo o secretário, os catadores trabalham em condições insalubres e com a construção dos galpões da usina, vão melhorar as condições de trabalho, já que a usina deve abrigar os catadores em condições sanitárias, ambientais e sociais adequadas.
O presidente do Atmaras (Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis no Aterro Sanitário), Daniel Obelar, contou que a maioria dos catadores está cansada de trabalhar debaixo de sol e chuva.
A diretora-presidente do Planurb, Marta Martinez, mostrou o projeto de construção da usina de processamento de lixo, que será financiada pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). A UPL será composta por quatro galpões e seis esteiras com capacidade de processar 240 toneladas lixo, por dia.
“A idéia é que os caminhões de lixo cheguem primeiro à usina para, depois, irem ao aterro sanitário. A iniciativa permitirá levar ao aterro apenas material não reciclável, diminuindo o volume de lixo no local e aumentando a vida útil do aterro. Também pensamos, no futuro, aproveitar o material não reciclável para fazer adubo”, adiantou Marta.
A legislação prevê o fechamento do lixão, um espaço considerado insalubre, com gases, resíduos e líquidos contaminadores do lençol freático.
Coleta Seletiva
Segundo dados da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Campo Grande gera 700 toneladas de lixo diariamente. Desse total, 40% de lixo são recicláveis.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Polícia faz ofensiva contra PCC e CV em operação e três são presos em MS
Foram cumpridos 15 mandados em 3 cidades do Estado
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.