Moradores do Itamaracá se revoltam com “apagão”

A insatisfação com o serviço de energia elétrica no bairro Itamaracá é geral. Comerciantes e moradores reclamam das constantes quedas de energia na região. “Toda semana ficamos sem luz entre o final da tarde e início da noite, tem semana que é quase todos os dias esse problema”, relata Valmir Paulino, 41, que reside há 21 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A insatisfação com o serviço de energia elétrica no bairro Itamaracá é geral. Comerciantes e moradores reclamam das constantes quedas de energia na região. “Toda semana ficamos sem luz entre o final da tarde e início da noite, tem semana que é quase todos os dias esse problema”, relata Valmir Paulino, 41, que reside há 21 anos no bairro.

Nesta sexta-feira (30) a situação não é diferente. Desde às 18h o apagão atrapalha a vida dos moradores. Comerciantes da região também reclamam do problema.

Mauro Ferreira, 40, dono de uma movimentada Pizzaria e Choperia do bairro relata os prejuízos: “Hoje é sexta, era pra estar cheio aqui, mas não tem uma alma viva sequer, e sábado passado foi a mesma coisa”. O comerciante relata ainda o aumento dos custos, como o da própria energia, por ter que ficar ligando e desligando os refrigeradores do local.

O problema chegou a um ponto crítico. É o que afirma Valmir Paulino, que também é líder comunitário. “Segunda nós vamos à sede da Enersul, eu e os comerciantes da região, não tem mais como continuar essa situação”, completa Valmir.

Moradores relatam ainda os riscos que a falta de energia traz. “As crianças ficam com medo, não tem luz nem nas casas nem no comércio, é complicado cuidar da família assim”, comenta Carlos de Alberto Testa, 44, morador da Rua Fizua, 330.

“Tenho um casal de filhos, e hoje um fio de energia arrebentou do poste e quase machucou uma pessoa, essa situação deixa todo mundo aqui inseguro, sem contar o medo dos assaltos”.

O apagão, em geral, atinge as moradias situadas na rua Sizuo Nacasato (por cinco quadras),  rua Rio Tigres e algumas quadras da rua Padre Musa Tema. De acordo com os moradores, o problema sempre se dá em um transformador na Musa Tema e pode ser oriundo de instalações ilegais de energia.

“Tem uma casa aqui no bairro com várias gambiarras, a Enersul vai lá, derruba, e quando vira a esquina eles fazem tudo de novo. Uma atitude egoísta de um morador prejudica toda a comunidade e a gente fica de mãos atadas, já que as autoridades nunca resolvem”, desabafa Aparecido Ramos Junior, morador do Itamaracá.

A energia elétrica somente retornou ao bairro 20h05.

 

 

Matéria editada para adição de informações às 20h20.

Conteúdos relacionados