Mato Grosso do Sul começa a formular Plano Antidrogas

Começou hoje (4) na Capital o Fórum Estadual sobre Drogas que reúne até amanhã (5) os conselheiros municipais de municípios polo que irão discutir e formular as políticas estaduais de combate às drogas. Hoje os conselheiros reunidos no fórum participam de palestras e amanhã, no auditório do Hotel Jandaia, serão formuladas as propostas que integram […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Começou hoje (4) na Capital o Fórum Estadual sobre Drogas que reúne até amanhã (5) os conselheiros municipais de municípios polo que irão discutir e formular as políticas estaduais de combate às drogas.

Hoje os conselheiros reunidos no fórum participam de palestras e amanhã, no auditório do Hotel Jandaia, serão formuladas as propostas que integram o Plano Estadual Antidrogas.

“Um fórum como este sintetiza a questão do combate às drogas que é feito pelo Estado e aqui contamos com a participação da sociedade”, afirma o secretário Wantuir Jacini, da Sejusp. O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, general Paulo Roberto Uchoa, também participa do Fórum Estadual. Para ele a iniciativa de Mato Grosso do Sul em formular uma política sobre drogas é atender a diretrizes que devem ser tomadas em todos os Estados e que são necessárias para combater o crescimento do tráfico e consumo de entorpecentes.

“É de fundamental importância estar hoje aqui discutindo este tema que é uma política a ser debatida em todos os níveis, tanto nacionalmente quanto nos Estados e nos municípios. Porque é assim que esta discussão crescerá nas comunidades que é onde está o jovem – o mais afetado pelas drogas. É na comunidade que o jovem vive, estuda, se diverte e é também lá que ele deve ser orientado”, observa o secretário nacional.

“Através do trabalho coordenado entre governos e sociedade nós teremos muito a fazer, muito que propor para combater as drogas em Mato Grosso do Sul e em todo o País”, completa o general.

O fórum está reunindo os conselheiros municipais e representantes da educação, segurança e assistência social do Estado e que devem formular até amanhã os principais pontos a serem focados na proposta sul-mato-grossense da política antidrogas. Os temas que serão propostos já foram levantados em fóruns regionais nos municípios polo que hoje são representados no encontro estadual.

Para a secretária Tânia Garib, da Setas, o plano será efetivamente da sociedade sul-mato-grossense porque conta com a participação de vários segmentos importantes representados também pelos municípios do interior do Estado. “Todos estes conselheiros que estão aqui hoje desempenharam de forma incansável seu papel formulando políticas públicas que ajudam a formular o plano que entra em discussão neste fórum”, afirma.

Segundo o presidente do Cead/MS, Sérgio Harfouche, a participação ativa do Estado é importante e demonstra o comprometimento do agente público na discussão de combate às drogas.

Ações antidrogas

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, Mato Grosso do Sul tem realizado importantes ações de combate às drogas na área da segurança, através de projetos nas escolas, ações educativas e o combate efetivo na região de fronteira com a ampliação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) que atua em 13 cidades do Estado.

Outra novidade é a integração de Mato Grosso do Sul no Cadastro Nacional de Apreensão de Drogas e Bens Relacionados (Sinad) do Ministério da Justiça (MJ). Com o sistema que faz parte da Rede Infoseg, o Estado passa a inserir dados referentes a ocorrências com drogas, como locais de apreensão, tipo e quantidade de entorpecente preso, idade e sexo dos envolvidos entre outras informações.

Além disso, os órgãos de segurança pública terão acesso aos mesmos dados inseridos pelas polícias de outros Estados inseridos na rede Sinad. A adesão ao novo sistema pode também viabilizar a liberação mais rápida de recursos provenientes da venda de bens apreendidos que sejam relacionados ao tráfico de drogas. Estes recursos são aplicados em políticas de combate às drogas desenvolvidas no Estado.

Conteúdos relacionados