Expogrande se consolida evento internacional
Evento ocorrerá do dia 18 a 28 de março e terá diversos shows musicais, leilões e exposições
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Evento ocorrerá do dia 18 a 28 de março e terá diversos shows musicais, leilões e exposições
Salão cheio e diversas autoridades presentes. Assim foi a festa de lançamento da 72ª Expogrande (18 a 28 de março), realizada na noite da terça-feira (1º) na sede da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). Na ocasião, diversas personalidades foram homenageadas, parlamentares receberam a placa “Amigo da Acrissul”, em reconhecimento ao apoio dado para realização da feira. E o fundador da entidade, Laucídio Coelho, foi homenageado com a edição de um selo postal comemorativo.
“Estou muito feliz esta noite”, disse o presidente da Acrissul, Francisco Maia. “Primeiro por dirigir uma entidade que em sua diretoria tem pessoas muito dedicadas. E, em segundo lugar, por celebrar a homenagem de alguém que eu sempre tive como ídolo, o senhor Laucídio”, continuou.
Segundo Maia, a feira este ano terá com principal mensagem que a proteína é o “alimento da vida”. Ele lembrou que muitas vezes a classe produtora é mal compreendida, mas que sem ela muitas das riquezas nacionais não existiriam. “O produtor rural é a base de tudo”.
Ele não deixou de reconhecer o empenho dos parlamentares que estão apoiando a realização da 72ª Expogrande. “Eles abriram mão de suas emendas pessoais para ajudar na feira”.
O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) ressaltou que Maia conseguiu reunir a classe política do Estado. Ele lembrou de quando recebeu o pedido do ruralista para tentar trazer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia de abertura da Expogrande. “Disse ao Chico: ‘eu e o senador Delcídio do Amaral [PT] tivemos apoio dos produtores. Agora, os deputados [federais] Vander Loubet [PT] e Antonio Carlos Biffi [PT], eu não sei se estarão dispostos’. Mas eles disseram: ‘se isso é importante para Mato Grosso do Sul e para Campo Grande, pode contar com a gente”.
Conforme Dagoberto, ele sugeriu a Maia que estendesse o convite a ministra Dilma Rousseff (Casa-Civil) -já que é pré-candidata a sucessão de Lula-, pois ela conhece a situação da classe produtora apenas estatisticamente. “Ela não é do meio, e não sabe da nossa dificuldade. É importante trazê-la aqui para entender o nosso papel. E ela assumiu o compromisso de nos ouvir o dia todo”, adiantou.
O senador Delcídio do Amaral destacou que a Expogrande tem ocupado um espaço cada vez mais amplo na economia de Mato Grosso do Sul. De acordo com o parlamentar, à feira, que antes era só de produtores rurais, foi acrescentado expositores de máquinas. “Além disso, vêm milhares de pessoas para se divertir e ver os shows. E agora a feira está se tornando uma das mais importantes no calendário turístico do país”, disse, lembrando que o evento tem forte papel na integração com os países vizinhos.
Internacional – “Louvo a diretoria da Acrissul pela internacionalização da 72ª Expogrande”, revelou o governador do Estado André Puccinelli (PMDB). “Isso trará uma maior visibilidade para Mato Grosso do Sul no Brasil e no mundo”.
Ele disse esperar que, com o apoio da iniciativa privada e dos agentes políticos, que a feira possa, cada vez mais, tomar uma dimensão maior. “O agronegócio deveria, deve e deverá ser sempre prestigiado, no sentido de ser a mola propulsora dos municípios, estados e da nação”, resumiu.
Questionado sobre a vinda do presidente Lula para a cerimônia de abertura da feira, Puccinelli disse que acha “ótima a vinda dele”, e completou que será bem recebido.
Também compareceram ao evento desta segunda-feira as seguintes autoridades: o presidente a Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB); o governador do departamento paraguaia de Amambay, Juan Bartolomeu Ancho Ramirez; o prefeito de Bela Vista, Francisco Maia (PT); o prefeito de Aquidauana, Felipe Orro (PDT); o prefeito de Terenos, Humberto Rezende Pereira (PSDB); os deputados estaduais Márcio Fernandes (PT do B), Dione Hashioka (PSDB) e Pedro Teruel (PT); os vereadores, Alcides Bernal (PP), Thais Helena (PT) e Vanderlei Cabeludo (PMDB); os ex-prefeitos de Campo Grande, Lúdio Coelho e Levy Dias, o ex-governador do Estado Wilson Barbosa Martins.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.