Expogrande se consolida evento internacional

Evento ocorrerá do dia 18 a 28 de março e terá diversos shows musicais, leilões e exposições

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Evento ocorrerá do dia 18 a 28 de março e terá diversos shows musicais, leilões e exposições

Salão cheio e diversas autoridades presentes. Assim foi a festa de lançamento da 72ª Expogrande (18 a 28 de março), realizada na noite da terça-feira (1º) na sede da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). Na ocasião, diversas personalidades foram homenageadas, parlamentares receberam a placa “Amigo da Acrissul”, em reconhecimento ao apoio dado para realização da feira. E o fundador da entidade, Laucídio Coelho, foi homenageado com a edição de um selo postal comemorativo.

“Estou muito feliz esta noite”, disse o presidente da Acrissul, Francisco Maia. “Primeiro por dirigir uma entidade que em sua diretoria tem pessoas muito dedicadas. E, em segundo lugar, por celebrar a homenagem de alguém que eu sempre tive como ídolo, o senhor Laucídio”, continuou.

Segundo Maia, a feira este ano terá com principal mensagem que a proteína é o “alimento da vida”. Ele lembrou que muitas vezes a classe produtora é mal compreendida, mas que sem ela muitas das riquezas nacionais não existiriam. “O produtor rural é a base de tudo”.

Ele não deixou de reconhecer o empenho dos parlamentares que estão apoiando a realização da 72ª Expogrande. “Eles abriram mão de suas emendas pessoais para ajudar na feira”.

O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) ressaltou que Maia conseguiu reunir a classe política do Estado. Ele lembrou de quando recebeu o pedido do ruralista para tentar trazer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cerimônia de abertura da Expogrande. “Disse ao Chico: ‘eu e o senador Delcídio do Amaral [PT] tivemos apoio dos produtores. Agora, os deputados [federais] Vander Loubet [PT] e Antonio Carlos Biffi [PT], eu não sei se estarão dispostos’. Mas eles disseram: ‘se isso é importante para Mato Grosso do Sul e para Campo Grande, pode contar com a gente”.

Conforme Dagoberto, ele sugeriu a Maia que estendesse o convite a ministra Dilma Rousseff (Casa-Civil) -já que é pré-candidata a sucessão de Lula-, pois ela conhece a situação da classe produtora apenas estatisticamente. “Ela não é do meio, e não sabe da nossa dificuldade. É importante trazê-la aqui para entender o nosso papel. E ela assumiu o compromisso de nos ouvir o dia todo”, adiantou.

O senador Delcídio do Amaral destacou que a Expogrande tem ocupado um espaço cada vez mais amplo na economia de Mato Grosso do Sul. De acordo com o parlamentar, à feira, que antes era só de produtores rurais, foi acrescentado expositores de máquinas. “Além disso, vêm milhares de pessoas para se divertir e ver os shows. E agora a feira está se tornando uma das mais importantes no calendário turístico do país”, disse, lembrando que o evento tem forte papel na integração com os países vizinhos.

Internacional – “Louvo a diretoria da Acrissul pela internacionalização da 72ª Expogrande”, revelou o governador do Estado André Puccinelli (PMDB). “Isso trará uma maior visibilidade para Mato Grosso do Sul no Brasil e no mundo”.

Ele disse esperar que, com o apoio da iniciativa privada e dos agentes políticos, que a feira possa, cada vez mais, tomar uma dimensão maior. “O agronegócio deveria, deve e deverá ser sempre prestigiado, no sentido de ser a mola propulsora dos municípios, estados e da nação”, resumiu.

Questionado sobre a vinda do presidente Lula para a cerimônia de abertura da feira, Puccinelli disse que acha “ótima a vinda dele”, e completou que será bem recebido.

Também compareceram ao evento desta segunda-feira as seguintes autoridades: o presidente a Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB); o governador do departamento paraguaia de Amambay, Juan Bartolomeu Ancho Ramirez; o prefeito de Bela Vista, Francisco Maia (PT); o prefeito de Aquidauana, Felipe Orro (PDT); o prefeito de Terenos, Humberto Rezende Pereira (PSDB); os deputados estaduais Márcio Fernandes (PT do B), Dione Hashioka (PSDB) e Pedro Teruel (PT); os vereadores, Alcides Bernal (PP), Thais Helena (PT) e Vanderlei Cabeludo (PMDB); os ex-prefeitos de Campo Grande, Lúdio Coelho e Levy Dias, o ex-governador do Estado Wilson Barbosa Martins.

Conteúdos relacionados