“Dia da Raiva” leva milhares às ruas e deixa 70 detidos

Cerca de 70 opositores foram detidos neste sábado por tropas de choque russas quando tentavam realizar uma manifestação não-autorizada no centro de Moscou no Dia Nacional da Raiva, do qual participaram milhares de pessoas em inúmeras cidades da Rússia. Todos os detidos foram conduzidos a diversas delegacias da capital, acusados de faltas administrativas, disse à […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 70 opositores foram detidos neste sábado por tropas de choque russas quando tentavam realizar uma manifestação não-autorizada no centro de Moscou no Dia Nacional da Raiva, do qual participaram milhares de pessoas em inúmeras cidades da Rússia.

Todos os detidos foram conduzidos a diversas delegacias da capital, acusados de faltas administrativas, disse à agência “Interfax” o porta-voz da Polícia de Moscou, Viktor Biryukov.

Os opositores pretendiam se reunir na praça Pushkin (no centro de Moscou), que foi bloqueada desde a manhã por tropas de choque.

Entre os detidos, está o líder da Frente de Esquerda, Serguei Udaltsov, um dos organizadores do protesto contra as políticas das autoridades locais e do governo federal, liderado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin.

“Estamos muito preocupados. Mais uma vez se demonstra que na Rússia não se observa o artigo 31 da Constituição, que garante a liberdade de realizar comícios e manifestações”, declarou Oleg Orlov, diretor da prestigiosa organização russa de defesa dos direitos humanos Memorial.

Orlov comparou a situação dos opositores na Rússia com a da oposição iraniana. Segundo ele, “no Irã, se impedem as ações da oposição mais ou menos da mesma maneira”.

As manifestações começaram no porto de Vladivostok, às margens do oceano Pacífico, onde, segundo os organizadores, mais de 1.500 pessoas se aglomeraram na praça central dessa cidade.

Entre as exigências dos manifestantes estavam a renúncia das autoridades locais e do governo federal e a restituição das eleições dos governadores.

O protesto nesse porto, que contava com a permissão das autoridades, transcorreu em meio a fortes medidas de segurança e sem incidentes.

O Dia Nacional da Raiva é celebrado desde 2008 como dia nacional por iniciativa de grupos opositores e de diversas organizações sociais.

Conteúdos relacionados