“Dia da Raiva” leva milhares às ruas e deixa 70 detidos
Cerca de 70 opositores foram detidos neste sábado por tropas de choque russas quando tentavam realizar uma manifestação não-autorizada no centro de Moscou no Dia Nacional da Raiva, do qual participaram milhares de pessoas em inúmeras cidades da Rússia. Todos os detidos foram conduzidos a diversas delegacias da capital, acusados de faltas administrativas, disse à […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 70 opositores foram detidos neste sábado por tropas de choque russas quando tentavam realizar uma manifestação não-autorizada no centro de Moscou no Dia Nacional da Raiva, do qual participaram milhares de pessoas em inúmeras cidades da Rússia.
Todos os detidos foram conduzidos a diversas delegacias da capital, acusados de faltas administrativas, disse à agência “Interfax” o porta-voz da Polícia de Moscou, Viktor Biryukov.
Os opositores pretendiam se reunir na praça Pushkin (no centro de Moscou), que foi bloqueada desde a manhã por tropas de choque.
Entre os detidos, está o líder da Frente de Esquerda, Serguei Udaltsov, um dos organizadores do protesto contra as políticas das autoridades locais e do governo federal, liderado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin.
“Estamos muito preocupados. Mais uma vez se demonstra que na Rússia não se observa o artigo 31 da Constituição, que garante a liberdade de realizar comícios e manifestações”, declarou Oleg Orlov, diretor da prestigiosa organização russa de defesa dos direitos humanos Memorial.
Orlov comparou a situação dos opositores na Rússia com a da oposição iraniana. Segundo ele, “no Irã, se impedem as ações da oposição mais ou menos da mesma maneira”.
As manifestações começaram no porto de Vladivostok, às margens do oceano Pacífico, onde, segundo os organizadores, mais de 1.500 pessoas se aglomeraram na praça central dessa cidade.
Entre as exigências dos manifestantes estavam a renúncia das autoridades locais e do governo federal e a restituição das eleições dos governadores.
O protesto nesse porto, que contava com a permissão das autoridades, transcorreu em meio a fortes medidas de segurança e sem incidentes.
O Dia Nacional da Raiva é celebrado desde 2008 como dia nacional por iniciativa de grupos opositores e de diversas organizações sociais.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.