Celina Jallad é a primeira mulher a ocupar vaga no Tribunal de Contas

Celina Jallad foi empossada na tarde desta terça-feira (30) como conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo em 30 anos de existência do tribunal. A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades civis e militares, deputados, vereadores, prefeitos e secretários estaduais. A ex-deputada estadual […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Celina Jallad foi empossada na tarde desta terça-feira (30) como conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo em 30 anos de existência do tribunal. A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades civis e militares, deputados, vereadores, prefeitos e secretários estaduais.

A ex-deputada estadual pelo PMDB ocupa a vaga deixada por Osmar Dias, que aposentou-se voluntariamente depois de 17 anos prestando serviços como conselheiro do órgão. O governador André Puccinelli disse que indicou o nome de Celina ao TCE por ela ser mulher e por ter sido aprovada por unanimidade entre seus pares.

O presidente do TCE, Cícero de Souza, disse que a posse de Celina serve para corrigir um desequilíbrio histórico na participação das mulheres nos tribunais. Em todas as cortes do país, há 224 conselheiros, mas apenas 10% das vagas são ocupadas por mulheres. “Este fato representa uma importante conquista para as mulheres sul-mato-grossenses. Com sua grande experiência, ela irá contribuir com a renovação, o crescimento e o aperfeiçoamento do Tribunal de Contas”, declarou o presidente.

Ao fazer seu pronunciamento, Celina destacou que adentra à Casa de Cortes “com o coração agradecido e as mãos prontas para o trabalho”. Ela agradeceu o apoio da família e dos amigos, em especial ao marido, desembargador Abdallah Jallad, e aos filhos Wilson e Fabiano.

Trajetória

Filha e neta de políticos tradicionais – o ex-governador Wilson Barbosa Martins e Vespasiano Martins -, a campo-grandense Celina Jallad formou-se professora antes de ingressar na vida pública, onde atua há quase três décadas. Ocupou o primeiro cargo em 1983, como diretora-executiva do Pronav no governo Wilson Barbosa Martins.

De 1987 a 1989 foi secretária de Estado de Ação Comunitária, nomeada pelo governador Marcelo Miranda. De 1990 a 1993 exerceu o cargo de secretária do Bem-Estar-Social de Campo Grande, na gestão Juvêncio César da Fonseca. Entre 1994 e 1997 foi a primeira mulher a presidir o Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.

Período legislativo

Celina chegou à Assembleia Legislativa em 1995, eleita com 20 mil votos. Em 1997 foi eleita vice-presidente da Assembléia, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Parlamento. Reelegeu-se em 1999 com 23 mil votos, e outra vez em 2003, com 15 mil votos.

Em 2006, ficou na primeira suplência de deputada estadual, com 19 mil votos, mas tomou posse em 2007 na vaga deixada por Carlos Marun, que assumiu a Secretaria Estadual de Habitação e das Cidades no governo Puccinelli.

De 2009 a 2010 passou a ocupar a vaga efetiva de deputada em função da eleição do ex-deputado Ari Artuzi para Prefeitura de Dourados.

Conteúdos relacionados