Artuzi está “ausente” do cargo e Juiz pode ser sucessor legal, diz procurador jurídico
Para efeitos legais, o prefeito Ari Artuzi está “ausente” do cargo em Dourados. É o que afirma o procurador jurídico do município, Fernando Baraúna Recalde. Ele explica que, de acordo com a legislação, o administrador tem até 15 dias para se ausentar do cargo, e transcorrido o prazo, deveria pedir autorização à Câmara Municipal para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para efeitos legais, o prefeito Ari Artuzi está “ausente” do cargo em Dourados. É o que afirma o procurador jurídico do município, Fernando Baraúna Recalde. Ele explica que, de acordo com a legislação, o administrador tem até 15 dias para se ausentar do cargo, e transcorrido o prazo, deveria pedir autorização à Câmara Municipal para permanecer outros 15 dias fora.
Entretanto o caso de Dourados é excepcional, segundo Recalde, já que nove dos 12 vereadores também foram presos temporariamente durante a Operação Uragano da Polícia Federal – entre eles o presidente da Câmara. Por falta de quorum, não seria possível aprovar ou vetar qualquer medida que fosse apresentada.
Neste caso, vale o que diz a Constituição Federal, que permite ao prefeito ficar ausente pelo prazo de 30 dias, independentemente de autorização do poder legislativo. A justiça já está dialogando para tentar definir quem será o administrador de Dourados. Na linha sucessória, o primeiro nome que está apto a assumir o posto é o diretor do fórum, Eduardo Machado Rocha, que é juiz da Vara de Família.
Incertezas
A prefeitura de Dourados emprega cerca de seis mil funcionários, e segundo e o procurador jurídico, todos os serviços públicos estão funcionando normalmente, como o atendimento nas escolas e postos de saúde. O salário dos servidores também será pago na segunda-feira (6).
Vários funcionários da prefeitura dizem sentir-se constrangidos com a situação. Alguns relataram que receberam telefonemas de parentes que moram fora do Estado e acompanharam o caso pela imprensa nacional.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Bicampeão mundial de basquete, Amaury Pasos morre aos 89 anos, em SP
Ele é o único atleta eleito por duas vezes MVP em Mundiais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.