Anac atende MPF/MS e acelera julgamento de autos de infração
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acatou Recomendação da Procuradoria da República em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e adotou medidas para garantir rapidez na análise de 30 mil procedimentos administrativos, em todo o país, que se acumulam sem qualquer apreciação desde 2007. Entre eles estão reclamações de usuários do transporte aéreo. A Anac […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acatou Recomendação da Procuradoria da República em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e adotou medidas para garantir rapidez na análise de 30 mil procedimentos administrativos, em todo o país, que se acumulam sem qualquer apreciação desde 2007. Entre eles estão reclamações de usuários do transporte aéreo.
A Anac informou ao Ministério Público Federal (MPF) no estado que criou grupos extraordinários para analisar os autos de infração emitidos em 2007 e 2008, relativos a irregularidades praticadas pelas companhias, especialmente na época do “apagão aéreo”.
Também será feita a reunião de processos conexos, para que sejam decididos conjuntamente. O Código de Processo Civil estabelece que duas ou mais ações devem ter processamento e julgamento conjunto quando o objeto ou a causa forem os mesmos. O MPF havia recomendado o agrupamento de procedimentos similares, relativos a autuações distintas.
A análise dos procedimentos foi descentralizada para as superintendências responsáveis. Os grupos atuarão em Brasília e Rio de Janeiro. Um grupo baseado em São Paulo vai analisar as reclamações dos usuários de transporte aéreo.
As medidas recomendadas pelo MPF visam assegurar maior efetividade à atuação da Anac como agente fiscalizador do setor e reduzir o sentimento de impunidade em relação às companhias áreas, resultado da atual demora da agência em aplicar sanções às empresas infratoras.
Recomendação
Recomendação é uma forma extrajudicial de atuação do MPF. A recomendação não tem valor de ordem judicial, mas deve ser observada para evitar ação judicial. É um recurso usual para melhoria de serviços públicos ou de relevância pública bem como para fazer respeitar os direitos coletivos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.