Pesquisa pioneira avalia tabagismo entre adolescentes da Capital
Pesquisa pioneira no Brasil que será realizada no próximo semestre em cinco capitais brasileiras, entre elas Campo Grande, pretende avaliar o consumo de cigarros entre os adolescentes. O levantamento inédito no País será feito pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pesquisa pioneira no Brasil que será realizada no próximo semestre em cinco capitais brasileiras, entre elas Campo Grande, pretende avaliar o consumo de cigarros entre os adolescentes. O levantamento inédito no País será feito pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Campo Grande e fará parte de uma pesquisa mundial sobre o assunto.
Segundo a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, Silvana Fontoura Dorneles, até hoje, principalmente no Brasil, só existem pequenos estudos e estimativas voltados para os adolescentes. “É nisso que nos baseamos para fazer campanhas contra o tabaco. Com a pesquisa o trabalho vai se mais direcionado”, avalia.
O levantamento, completa Silvana Dorneles, quer descobrir também porque alguns adolescentes que experimentam o cigarro conseguem interromper o vício e outros não. Estudos compravam que jovens com menos de 20 anos que provam do tabaco têm mais dificuldades de largar o cigarro, mas mesmo assim há aqueles que conseguem. Estimativa do Banco Mundial indica que 14 mil jovens com menos de 20 anos começam a fumar diariamente no mundo.
Outro levantamento, conforme Silvana Dorneles, será feito na mesma época para medir o índice de mortes relacionadas ao consumo passivo e ativo do cigarro em Mato Grosso do Sul. Dados do Sistema de Informação de Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde apontam que, entre os anos de 1990 e 1998, 9,8 mil pessoas morreram em Mato Grosso do Sul vítimas de algum tipo de câncer. Estima-se que em 30% dos casos (2.940) tenham se originado a partir do consumo do cigarro.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.