O Instituto Aefa, de Dourados, jogou contra o Palmeiras na estreia na Copa do Brasil Sub-17, na tarde desta quarta-feira (8). Em jogo na Academia de Futebol, em Guarulhos (SP), o tricampeão marcou 11 em cima do estreante de MS.

Os gols da equipe alviverde foram marcados por Rafael Coutinho (duas vezes), Luighi (duas vezes), Benedetti (duas vezes), Jhonatan, Hugo, Luis Arhur (duas vezes) e Kaio. O Aefa garantiu a vaga na competição ao superar grandes times do futebol regional e levantar o caneco em sua estreia no Estadual Sub-17. Porém, sucumbiu ao gigante paulista, que busca o bicampeonato consecutivo.

Goleada

Aos 7 minutos, Luighi invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro. O árbitro assinalou pênalti, e Rafael Coutinho mandou com categoria no canto direito para abrir o placar. Aos 33′, Fellipe Jack fez belo lançamento pra Luighi, que dominou e finalizou na saída do goleiro para ampliar.

Dois minutos depois, Kauan Vitor fez o cruzamento da esquerda, e Benedetti testou firme para fazer o terceiro do Verdão. O zagueiro viria a balançar as redes novamente aos 38′, em novo cabeceio preciso.

Cinco minutos mais tarde, Kauan Vitor fez lançamento em profundidade para Luighi, que tocou por cima do goleiro para anotar o quinto gol do Palestra. Aos 7 minutos do 2º tempo, Hugo foi derrubado pelo goleiro, e o árbitro assinalou novo pênalti.

Rafael Coutinho cobrou no canto alto esquerdo e ampliou a vantagem. Aos dez, Luis Arthur enfiou a bola para Jhonatan, que chutou na saída do goleiro para marcar o seu. Quatro minutos depois, Jhonatan fez o passe para Hugo, que mostrou oportunismo de frente para o goleiro e fez o oitavo gol do Palmeiras.

Após recuperação da posse no campo de ataque, Luis Arthur avançou com a bola dominada e finalizou rasteiro de fora da área para anotar outro tento. Aos 42 minutos, Kauan Vitor desceu pela esquerda e deu sua terceira assistência no jogo, cruzando para Kaio marcar. Para sacramentar o placar, Luis Arthur aproveitou lançamento de Rafael Coutinho, driblou o goleiro e fez mais um.

Copa do Brasil

O adversário do Verdão nas oitavas será o Azuriz-PR, que eliminou o SKA Brasil-SP na primeira fase da Sub-17. O confronto será realizado em partidas de ida e volta, com datas ainda não marcadas pela CBF. 

Em 2022, o título veio em vitória sobre o pelo placar agregado de 6 a 5 na final (triunfo por 4 a 1 no Allianz Parque e revés por 4 a 2 em São Januário. Antes, em 2017 e 2019, o Palestra bateu e São Paulo, respectivamente, para faturar a taça.