Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com chuvas abaixo da média em março, índices de seca avançam em Mato Grosso do Sul

Ao todo, 33 cidades registraram chuvas abaixo do esperado para o mês
Karina Campos -
temppo
Tempo seco em Campo Grande (Ana Laura Menegat, Midiamax)

A análise da precipitação durante o mês de março em Mato Grosso do Sul indica que 33 cidades registraram chuvas abaixo da média histórica e apenas 13 com volume acima do esperado. Essa condição favoreceu o avanço da seca no Estado.

O balanço do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do ) mostra que a maior parte do Estado registrou chuvas entre 0 e 80 milímetros, abaixo da média, principalmente nas regiões centro-sul, leste e sudoeste. Por outro lado, ao norte, extremo norte e nordeste do Estado, as chuvas ficaram acima da média histórica, com acumulados entre 120 e 240 mm.

Com relação aos dias chuvosos, nas regiões centro-sul, oeste e sudeste do Estado, de 20 a 31 dias apresentam chuvas abaixo de 1 mm. Enquanto nas regiões norte e nordeste, ocorreram chuvas acima de 1 mm durante 15 dias do mês.

Entre as cidades com menos , registrou acumulado de apenas 18,6 mm, o que representa 86% abaixo do esperado. Já o município de Sonora pontuou 390 mm de chuva acumulada, 106% acima da média histórica.

O Cemtec explica que a média histórica é baseada nos dados climatológicos da estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada na Embrapa Gado de Corte em Campo Grande, com referência de 1981 a 2010. Comparando com a média, a cidade ficou 87% abaixo do que era esperado para março de 2024.

Temperatura e seca

A maior temperatura registrada foi de 39,7°C nos dias 14 e 13 de março, em Iguatemi e Três Lagoas, respectivamente. A menor umidade relativa do ar registrada foi de 22% em Jardim no dia 2. Já a maior rajada de vento observada foi de 100,4 km/h no município de Iguatemi no dia 21.

Laguna Carapã registrou a menor temperatura, de 17,3°C no dia 26 de março.

No geral, comparado ao mês anterior, o monitoramento ressalta que houve uma intensificação das condições de seca no Estado. Nas três escalas, observa-se intensidade na categoria seca, indicando déficit de precipitação.

As regiões mais críticas continuam sendo leste, sudeste, central, pantaneira e bolsão, onde os valores variam entre -1.3 a < -1.6, sendo observado nas escalas do SPI (Índice Padronizado de Precipitação).

Na escala de 12 meses, observam-se condições de secas mais intensas nas regiões central, leste e nordeste do estado. Por outro lado, em municípios da região norte do estado houve uma desintensificação nas condições de secas devido à ocorrência de chuvas significativas.

“No Mato Grosso do Sul, devido às chuvas abaixo da média histórica, houve o avanço das secas fraca e moderada no centro-sul”, aponta o relatório.

Por enquanto, não há municípios classificados nos índices de seca grave, extrema e excepcional.

Nível dos rios

O mês de março apresentou valores de precipitação acima da média histórica em 4 das 13 estações com dados de monitoramento. Os pontos de monitoramento com maior precipitação foram as estações Coxim e Pousada Taiamã, registrando, respectivamente, 51% e 62% de precipitação acima do esperado. Em contrapartida, as estações localizadas nos rios Paraguai, /Miranda registraram valores de precipitação bem abaixo das médias históricas.

As estações com menores índices de precipitação foram a estação Porto Esperança, e Palmeiras, registrando apenas 3,9%, 9,85 e 11,1% do esperado para o mês de março. Todos os rios estão com níveis inferiores às médias históricas para esta época do ano, com exceção dos rios Taquari e Aporé, monitorados pelas estações Coxim e Cassilândia.

Esperado para os próximos meses

Na média histórica da precipitação acumulada, esperada para o trimestre de maio a julho, as chuvas variam entre 50 e 200 mm na metade norte e nas regiões sul, sudeste e sudoeste entre 200 a 400 mm. Por outro lado, nas regiões noroeste e nordeste do estado a precipitação acumulada varia entre 50 e 100 mm.

Segundo o modelo de monitoramento, os índices de precipitação acumulada para o trimestre indicam que as chuvas ficarão abaixo da média histórica no Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

grávida

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Últimas Notícias

Esportes

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Partida será contra a Venezuela, a partir das 21h, em Quito

Polícia

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

A vítima ainda foi chamada de desrespeitosa por não deixar ser tocada pelo criminoso

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Neste domingo, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs

Cotidiano

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas amenas, de 17°C a 28°C