A partir desta sexta-feira (2), será palco da 8ª edição do Bonito 21K, com a participação de cerca de 2 mil atletas de todo o Brasil. Até domingo (4), os participantes vão correr e pedalar em meio às belezas naturais da cidade turística de .

“Este ano teremos um novo grande desafio para a Bonito 21K. Firmamos o compromisso de ser o primeiro evento lixo zero da cidade, por meio de uma parceria com a startup Ciclo Azul, e vamos começar os trabalhos já nesta edição”, afirma Kassilene Cardadeiro, organizadora da prova.

Serão distribuídos mais de R$ 11 mil em dinheiro em premiações para os vencedores da meia maratona nas categorias feminina e masculina, e haverá troféus para os vencedores das categorias por idade.

Nesta edição haverá uma bonificação inédita: caso o recorde da prova seja batido, o primeiro colocado terá uma premiação extra de 50% sobre o prêmio do primeiro lugar. Criada em 2015, a prova investe também em certificações que dão mais segurança aos participantes.

A meia maratona é oficializada junto à CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), marca que garante aos atletas a aferição e a medição do percurso e a presença de arbitragem especializada para conferência de resultados. Já a prova de é arbitrada pela FMSC (Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo).

O corredor Sergio Rocha, responsável pelo canal especializado no Ar, que conta com mais de 300 mil inscritos, vai participar da Bonito 21K pela terceira vez. “Eu adoro a cidade, sempre me recebeu de braços abertos. Corro há 23 anos e trabalho com corrida há cerca de 15 anos, e o que mais me chamou atenção na Bonito 21K é o fato de ser uma prova de destino, em uma cidade turística, com passeios sensacionais”, detalha o especialista, que vem de Jundiaí (SP).

“A expectativa é muito boa mais uma vez, esperamos entregar uma prova ainda melhor do que ano passado e proporcionar uma experiência incrível para todos os participantes”, completa o diretor técnico da prova, André Milani.

Evento lixo zero

Em 2022, o mais novo desafio da Bonito 21K é ser o primeiro evento lixo zero de Bonito, e isso por meio de uma parceria com a startup Ciclo Azul. Haverá vários pontos de recolhimento de lixo durante o percurso, e tudo que for recolhido será tratado e destinado de maneira correta.

“A Ciclo Azul vai estar cuidando de todo o trajeto que os atletas vão percorrer. O objetivo é criar um evento com uma pegada ecológica, com um cuidado a mais com esse destino e com um olhar atento para a questão dos resíduos sólidos, que é um problema ambiental grave e que precisa da nossa atenção”, explica Lívia Medeiros, diretora-executiva da Ciclo Azul.

“Os atletas podem ficar tranquilos sabendo que vão curtir o evento com uma consciência limpa, de ter deixado nosso atrativo turístico melhor do que quando eles chegaram”, completa.

Bonito 21K

A Bonito 21K é realizada no asfalto e tem, além da meia maratona que carrega no nome, percursos de cinco e 10 quilômetros, e prova kids, especial para crianças de três a 14 anos. A categoria de ciclismo conta com percursos de 53 e 121 km.

O credenciamento e a feira com expositores começam nesta sexta-feira (2). As provas de corrida acontecem neste sábado (3), com largada às 16h30, e as de ciclismo no domingo (4), com início às 7h.