Mesmo com a possibilidade de ingressar em universidades federais com a nota do (Exame Nacional do Ensino Médio), candidatos ouvidos pelo UOL em local de prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) na capital paulista afirmaram que fizeram o exame só como teste, pois pretendem estudar na USP (Universidade de São Paulo), ou em outras instituições que não usam a nota do Enem.

“Fiz o Enem, mas não vou prestar nenhuma federal “, disse Maria Carolina Martins, 18, que tenta uma vaga em jornalismo. Além da USP, preferência da estudante, ela também está inscrita na Casper Libero e na PUC (Pontifícia Universidade Católica), ambas em São Paulo. “Se passasse em alguma federal, teria que mudar de Estado e eu quero ficar aqui em São Paulo mesmo”, afirmou.

Para Barbara Maria Lourenço, 17, que também quer entrar no curso de jornalismo, o “Enem foi só um teste”. “Não pretendo prestar federal, quero a USP. Em jornalismo, acho que só Rio Grande do Sul e Santa Catarina tem federais boas, e eu não quero ir para lá”, contou.

Colombina Ribas, 17, tenta uma vaga em educação física e, além da prova da Fuvest, ela também presta Unesp e Mackenzie esse ano. “Minha preferência é a USP. Não vou tentar nenhuma federal com o Enem. Se esse ano não der certo, ano que vem eu penso o que fazer”, disse.

Medicina

Cynthia Ramos, 17, era uma exceção no grupo ouvido pela reportagem. A preferência da estudante é por uma vaga na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que usa a nota do Enem como parte da seleção. A vestibulanda quer cursar medicina e também fez as provas da Unicamp. “Acho que vai ser o mesmo nível da Unicamp, só um pouco mais tranquilo porque não tem redação”, afirmou.

Ela diz que está bastante nervosa: “Acho que a prova da Fuvest é mais impactante, pelo nome e também porque vale para a USP e a Santa Casa. Tem bastante peso”.

O namorado de Cynthia, Guilherme Augusto, 17, está prestando engenharia naval na Fuvest, mas contou que ficou mais nervoso na prova do Enem, pois quer passar na federal do Rio de Janeiro, “e lá a seleção é só pela prova do exame”.

Ele disse que os dois estudaram juntos, um ajudando o outro. “Eu sou mais das biológicas e ele das exatas, então complementa, nos ajudamos quando temos dúvida”, disse a garota.