Setor de Serviço de MS recupera queda e tem volume histórico em março, diz IBGE

Na prática, significa que o setor de serviços vai muito bem e com movimentação crescente em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
temporários
Feirão de emprego em Campo Grande (Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

O volume de serviços em Mato Grosso do Sul cresceu 7,9% em março deste ano. O resultado é o 4º maior índice da série histórica iniciada em 2011 e o segundo melhor para o mês. Na prática, significa que o setor de serviços vai muito bem e com movimentação crescente.

Os dados são da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Em relação a março de 2022, houve alta de 9,1% no volume de serviços. A variação acumulada no ano ficou em 0,6% e o acumulado em doze meses foi de 1,9%.

O resultado de Mato Grosso do Sul ficou acima da média nacional, que foi de 6,3% em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em março, o volume de serviços cresceu em 24 das 27 Unidades da Federação, em relação a fevereiro.

Volume de transporte de passageiros teve queda

Em março de 2023, o volume de transporte de passageiros no Brasil recuou 3,3% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, após avanço de 2,4% em fevereiro último. Dessa forma, o segmento encontra-se 1,0% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 22,0% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).

Por sua vez, o volume do transporte de cargas cresceu 4,7%, acumulando ganhos de 7,7% nos dois últimos meses após a perda de 2,7% em janeiro. Assim, o segmento alcança neste mês o ponto mais alto da série, anteriormente verificado em agosto de 2022. Além disso, transporte de cargas está 39,5% acima de fevereiro de 2020 (nível pré-pandemia).

Conteúdos relacionados

Tomate