Com índice melhor que a média nacional, volume de serviços em MS cai 2% no início do ano
Volume de serviços no Brasil registrou queda de 3,1% em janeiro deste ano, aponta IBGE
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul começou o ano com queda de 2% no setor de serviços em comparação com dezembro do ano passado, na série com ajuste sazonal, aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), na PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), referente a janeiro.
Quando se compara o resultado com um ano atrás, a retração é maior. Frente a janeiro de 2022, o Estado iniciou o ano com queda de 6,4% no volume de serviços. A variação acumulada em doze meses foi de 1,9%.
O resultado de Mato Grosso do Sul ficou acima do desempenho nacional, que foi de baixa de 3,1% frente a dezembro, na série com ajuste sazonal.
A pesquisa visa produzir indicadores para o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não financeiros e dos principais segmentos.
Turismo
O índice de atividades turísticas do Brasil avançou 0,5% em janeiro deste ano na comparação com o ano passado.
O resultado representa 2,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 ( pré-pandemia) e 4,6% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.
Na comparação entre janeiro deste ano e do ano passado, o índice de atividades turísticas no Brasil cresceu 12,9%.
De acordo com o IBGE, o desempenho de alta está ligado à receita de empresas de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; agências de viagens; serviços de bufê e atividades teatrais e espetáculos.
Transporte de passageiros e de cargas
A pesquisa do IBGE indica que o volume de transportes de passageiros no Brasil, em janeiro em comparação a dezembro, caiu 2,4% na série livre de influências sazonais, após ter avançado 11,5% nos dois últimos meses de 2022.
Já o transporte de cargas no país teve retração de 2,1% em janeiro de 2023, o que elimina a alta de 2,1% em novembro-dezembro do ano passado.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Inscrições para o concurso público dos Correios seguem abertas
Taxa de inscrição varia entre R$ 39,80 e R$ 42
Ponta Porã Linha do Tempo
“Um Estado se torna forte através de governantes visionários e corajosos”. prof. Me. Yhulds G. P. Bueno.
Ceará vence, encosta no G-4 e complica a Ponte Preta na Série B
O Ceará segue vivo na briga pelo acesso na Série B do Campeonato brasileiro. Neste sábado venceu a Ponte Preta por 1 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 31ª rodada. O gol da suada vitória foi anotado por Lucas Mugni, ainda no primeiro tempo. Com isso, o time cearense encostou de vez na…
Déficit de vagas no sistema carcerário do Brasil passa de 174 mil
Conforme relatório do Governo, 663.906 estão presos com capacidade para 488.951
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.