A promessa de conceder às mulheres o 13º do Auxílio Brasil foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta terça-feira (4), em pronunciamento no Palácio da Alvorada, sem dizer a fonte dos recursos. 

A possibilidade de um pagamento adicional do benefício circulava desde ontem após o presidente divulgar a informação em seu grupo oficial no Telegram. De acordo com o pronunciamento de Bolsonaro, o 13º do Auxílio Brasil começaria a ser pago a partir do ano que vem. 

Adicionalmente, o presidente que concorre à reeleição também prometeu que o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil foi confirmado para 2023, acertado com o ministro da economia Paulo Guedes. “Temos fonte para buscar esse recurso”, afirmou.

O pronunciamento foi realizado ao lado do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema.

Antecipação de pagamentos

Governo Federal antecipou o calendário do pagamento do Auxílio Brasil e Gás do mês de outubro. A antecipação acontece a 25 dias das eleições do segundo turno, no último domingo do mês (30).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, de segunda-feira (3), determinando a antecipação que estava prevista para 18 a 31 para 11 a 25 de outubro, conforme o final dos números no NIS (Número de Identificação Social).

Já as datas para o próximo mês e dezembro continuam iguais, “considerando a necessidade de ampla divulgação das datas em que as famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil poderão realizar o saque mensal dos benefícios financeiros do Programa”, determina a normativa.

Confira abaixo o novo calendário: