Copa e fim de ano animam e índice de confiança dos empresários é recorde

O resultado pode estar atrelado ao também inédito fim de ano, com copa do mundo em novembro e dezembro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Comércio está preparado para a Copa (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Pela primeira vez, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Campo Grande atingiu 143,4 pontos. O resultado de novembro é inédito, ou seja, o maior da série histórica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O resultado pode estar atrelado ao também inédito fim de ano, com copa do mundo em novembro e dezembro. Aliado a isso, dezembro já é um mês de otimismo entre os empresários, devido à alta nas vendas.

“Os fins de ano geralmente turbinam a confiança dos empresários do comércio, porque é quando as vendas apresentam os melhores resultados e isso se soma à Black Friday e movimentação da Copa Mundial de Futebol”, avalia a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira.

De acordo com a pesquisa, o principal propulsor do índice, que avançou 0,6% em relação a outubro, marcando o terceiro mês consecutivo de aumento, foi a avaliação das condições atuais da economia do País. O indicador de contratação de funcionários também está maior, mas os empresários se mantêm cautelosos quanto aos investimentos nas empresas, uma vez que a avaliação das condições para o comércio apresentou recuo.

Entre os 93,7% que indicam que pretendem aumentar o número de funcionários, 71,3% indicam que vão elevar um pouco o quadro e 22,4% disseram que devem aumentar consideravelmente.

Conteúdos relacionados