Governador recebe empresários espanhóis interessados em investir no Estado

Empresários espanhóis foi recebido, na tarde desta sexta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Empresários espanhóis foi recebido, na tarde desta sexta

Grupo de empresários espanhóis foi recebido, na tarde desta sexta-feira (16), pelo governador Reinaldo Azambuja para conhecer as potencialidades florestais de Mato Grosso do Sul. A visita faz parte da estratégia de investimento adotada pelo Governo e que já começa a dar resultados. Além da produção florestal, os empresários também colheram informações sobre logística, importação e exportação da produção e incentivos fiscais adotados pelo Estado.

“Mato Grosso do Sul tem um potencial imenso e a intenção do Governo é facilitar a vinda de novos investidores para o setor de florestas, uma área que só tem a crescer”, disse Azambuja.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, explicou a proposta do Governo do Estado na busca por investidores no setor de florestas, o chamado “Cluster” Florestal.  “Mato Grosso do Sul recebe os maiores investimentos na área de floresta do país e os maiores investimentos em celulose de fibra curta no mundo. Começamos uma estratégia de divulgação da base florestal no Estado para atrair novos investimentos e isso já começou a dar resultado”, disse.

Durante o encontro- que reuniu empresários do ramo de serraria, móveis, produção de eucalipto-, Verruck apresentou dados de produção, exportação e logística.  “A celulose é o principal produto de exportação do Estado. A previsão para 2016 é de exportar um bilhão de dólares; o mesmo valor deste ano, sendo a China o principal país consumidor, com 33% do total”.

O grupo de empresários começou a viagem pelo porto de Santos e já passaram por Três Lagoas, onde conheceram a fábrica da Fíbria, em Água Clara, na fábrica da Asperbras e ainda em Ribas do Rio Pardo, onde puderam avaliar o projeto de celulose.

“Ainda fizeram um tour terrestre para conhecer todo o maciço de florestas. Em Campo Grande eles puderam avaliar o que o Governo oferece, quais são as perspectivas, se há políticas de incentivo fiscal adequada e qual a segurança jurídica destes investimentos no Estado. Eles estão fazendo uma viagem completa para que a partir daí possam identificar e escolher os setores da base florestal que pretendem investir”, explicou Verruck.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nelson Cintra, também participou da reunião e disse que o Estado também pode ser um local para investimentos turísticos. “Eles ao muito bem vindos. A principal economia na Espanha é o turismo e aqui também há espaço para isso”, disse.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Reflore/MS, Moacir Reis e Robson Trevisan, da Painel Florestal.

Dimensões

O secretário Jaime Verruck afirmou que os empresários ficaram surpresos com as dimensões de escala de Mato Grosso do Sul, com números que estão muito além da produção européia. “Futuramente, a Europa terá necessidade grande de importar celulose, madeira. Por isso, já se ventilou adotar Mato Grosso do Sul como  exportador de madeira e celulose para a Europa”