Em menos de 72 horas, a propriedade de José Alceu Cabral sofre pela segunda vez com a perda de parte da produção da queijaria devido à elétrica. A propriedade localizada em Furnas do Rincão, em , a 55 km de Campo Grande, está sem luz desde as 11h de domingo (22). 

O cenário é o mesmo mostrado pelo Midiamax no dia 20, justamente no Dia Mundial do Queijo, quando a pequena agroindústria ficou cerca de 40 horas sem energia elétrica e levou ao prejuízo de 49 peças de queijo e 150 litros de leite descartados, além de 300 litros que não foram ordenhados. Antes disso, a queijaria ficou outras duas vezes sem energia no intervalo com cerca de um mês no ano passado.

Folhas de árvores ficaram chamuscadas após a explosão. (Foto: Arquivo Pessoal)

Desta vez, o dono da Queijaria Dazú conta que já perdeu 25 peças de queijo e que parte das encomendas de dois dias ficaram comprometidas e não serão entregues. Como da outra vez, a ordenha das vacas também foi prejudicada e cerca de 50 a 55 litros de leite não serão coletados. 

“Com o temporal caiu a banana, que é tipo uma chave para proteger o transformador. A árvore bateu no pino da banana e explodiu, eu ouvi o barulho e vi o fogo da explosão, dá para ver que queimou pelas folhas da árvore”, relata o pequeno produtor rural.

José Alceu conta que ligou três vezes para a concessionária para relatar o problema da falta de luz, mas que até o momento não teve retorno. “Mesmo com esse risco nem deram bola”, lamenta. 

Desde que se mudou para a região das Furnas do Rincão e abriu a queijaria, em 2013, situações como essa de perder a produção de lácteos e de até eletrodomésticos ultrapassa “mais de dez vezes”, como ele relata.

A Energisa foi acionada para dar uma nota sobre o caso. Confira abaixo a resposta da concessionária de energia.

A Energisa informa que neste domingo (22/01) a unidade consumidora foi atendida às 22h10 na região. Diante das solicitações de hoje, a concessionária já deslocou uma equipe para atendimento. Além disso,  equipes de também já foram direcionadas para inspecionar a rede e realizar os reparos emergenciais para combater a reincidência de ocorrências na região.

*Matéria atualizada às 10h para acréscimo da nota da Energisa. Posteriormente, às 12h19, a empresa informou que a energia foi restabelecida no local às 11h55.