Pular para o conteúdo
Consumidor

Novo decreto facilita parcelamento de débitos em Mato Grosso do Sul

A publicação gera a possibilidade de estabelecer parcelas e valores iniciais diferenciados para débitos inscritos em Dívida Ativa, considerando garantias, idade da dívida, capacidade de pagamento e histórico anterior de parcelamentos
Eveline Marques -
PGE
Fachada da PGE-MS (Divulgação, Governo de Mato Grosso do Sul)

Com o lançamento do Decreto nº 16.300/2023, os contribuintes de têm agora condições mais favoráveis para parcelar débitos não tributários. As mudanças, implementadas pela PCDA (Procuradoria de Controle de Dívida Ativa), visam oferecer melhores oportunidades para que os contribuintes, especialmente aqueles com baixa capacidade financeira, regularizem suas dívidas.

Segundo José Wilson Ramos Costa Junior, procurador-chefe da PCDA, as alterações beneficiarão especialmente aqueles inscritos em Dívida Ativa de débitos não tributários, como os provenientes de Multa Penal, Procon e Agehab.

Entre as principais mudanças destacam-se:

  • Redução do valor mínimo da parcela de 10 para 5 Uferms.
  • Diminuição da parcela inicial de 10% para 5% do valor total a ser parcelado para 21 a 36 parcelas.
  • Redução da parcela inicial de 15% para 7% do valor total a ser parcelado para mais de 36 parcelas.


O procurador do Estado enfatiza que estas mudanças pretendem simplificar o processo e melhorar os serviços prestados. Ele explica: “A PCDA atua como intermediária entre o contribuinte e a alta gestão da Dívida Ativa, facilitando a comunicação entre as necessidades dos contribuintes e as possibilidades de recuperação dos créditos públicos, propondo soluções adequadas.”

Para regularizar débitos inscritos em Dívida Ativa, os interessados devem solicitar o parcelamento presencialmente na PCDA, localizada na rua 7 de Setembro, 676, Centro, /MS, ou em um dos escritórios regionais da (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) no interior do Estado. Os documentos necessários incluem identificação ou procuração, quando aplicável.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 3322-7610 ou pelo e-mail parcelamento.pcda@pge.ms.gov.br.

Confira o texto completo do Decreto nº 16.300/2023

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente