Prazo para desconto de 15% do IPVA termina nesta segunda-feira; veja motos que estão isentas

Condutores também têm opção de parcelar imposto em 5 vezes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Contribuinte pode pagar IPVA com desconto à vista ou parcelado.
Contribuinte pode pagar IPVA com desconto à vista ou parcelado.

Donos de motos, carros e outros veículos de Mato Grosso do Sul têm até a próxima segunda-feira (31) para quitar o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) de 2022 com desconto ou parcelado em até cinco vezes. Neste ano, motociclistas com motos de até 162 cilindradas podem solicitar anistia da dívida.

O condutor que pretende pagar o imposto à vista terá 15% de desconto na parcela única, com vencimento na segunda-feira. Já o contribuinte que deseja parcelar terá o vencimento para os dias:

  • 1ª parcela – 31 de janeiro de 2022
  • 2ª parcela – 28 de fevereiro de 2022
  • 3ª parcela – 31 de março de 2022
  • 4ª parcela – 29 de abril de 2022
  • 5ª parcela – 31 de maio de 2022

Neste ano, os donos de motocicletas e ciclomotores de até 162 cilindradas, com dívidas de até 31 de dezembro de 2021 podem solicitar a isenção do IPVA. A isenção, no entanto, só vale após os contribuintes pagarem o IPVA e o licenciamento de 2022. Também será concedida anistia da taxa de licenciamento para veículos em dívidas até 31 de dezembro de 2016, desde que o valor não ultrapasse R$ 2 mil.

O proprietário do veículo pode procurar uma agência do departamento para fazer o acordo, agendando o atendimento pelo www.meudetran.ms.gov.br. Segundo a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), os recursos arrecadados pelo imposto são divididos pelo poder público, sendo 50 para o município de registro dos veículos e 50% destinados ao Estado, que deve ser investido em obras, prestação de serviços púbicos como saúde, segurança pública e educação.

Conteúdos relacionados