Operadoras de celular, bancos e lojas de departamento são ‘pesadelo’ do consumidor
Das 20 empresas que mais dão dores de cabeça aos consumidores sul-mato-grossenses, 15 são operadoras de celular, bancos ou lojas de departamento. De janeiro a maio deste ano, somente as empresas mais reclamadas foram alvo de 1.655 queixas no Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor). A Enersul desbancou operadoras de celular e bancos […]
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Das 20 empresas que mais dão dores de cabeça aos consumidores sul-mato-grossenses, 15 são operadoras de celular, bancos ou lojas de departamento. De janeiro a maio deste ano, somente as empresas mais reclamadas foram alvo de 1.655 queixas no Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor).
A Enersul desbancou operadoras de celular e bancos e hoje é a maior “vilã” dos consumidores no estado. A concessionária, responsável pelo fornecimento de energia em grande parte do Mato Grosso do Sul, foi denunciada 175 vezes, 10% de todas as reclamações no “top 20” do Procon regional.
Além da Enersul, somente as prestadoras de serviço Sky (6ª no ranking, com 80 reclamações) e GVT (14ª ranking, 54 reclamações), a universidade Anhanguera Uniderp (7ª, 74 reclamações),a Motorola (17ª, 48 reclamações) e a Tec Cel (19ª, 44) fogem dos padrões do top 20 do Procon/MS.
Três segmentos, operadoras de celular, lojas de departamentos e bancos dominam o ranking das mais reclamadas do Procon/MS. Juntos, os setores receberam 1.180 queixas do início do ano até maio, 71% do total.
A Claro ocupa o segundo posto de empresa mais denunciada, com 162 casos. Já a Tim ficou em 9ª lugar, com 69 queixas. A Brasil Telecom recebeu 54 denuncias (16º lugar), e a Vivo ficou em 18º, com 44 queixas.
Nas ruas de Campo Grande, as operadoras de telefonia são as que mais geram reclamações da população, que até esquece de outros segmentos. “Vixe, já tive de tudo quando é problema com essas operadoras, só resolvi no Procon/MS”, lamentou o vendedor Feliciano Espinoza, 57 anos.
“Eu passei cinco dias pra revolver uma fatura que queriam cobrar a mais, muito problema”, comentou outro vendedor, Selma Duarte, 24. Outra a reclamar do serviço é Daiane Batista, 26,que já teve até o nome incluído no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), por problemas com cobranças indevidas.
Mais dor de cabeça
As instituições bancárias as lojas de departamento completam o ranking das mais reclamadas no Procon/MS. As lojas são “representadas” pelas Casas Bahia (3ª no top 20, 133 reclamações), Magazine Luiza (5º, 93 denúncias), Pernambucanas (11º, com 63 denúncias) e Romera, 15º no ranking com 55 queixas.
As instituições financeiras têm seis representantes na lista de vilões do consumidor. O Banco Mercantil é o líder de reclamações do segmento, e 4º no ranking geral, com 93 reclamações.
Completam a lista o banco Santander (8º, 74 denúncias), Caixa Econômica Federal (10º, 65 queixas), BMG (12º, com 61 denúncias), seguido imediatamente pelo Banco do Brasil (60 reclamações), HSBC (18º, com 41 denúncias) e BGN (20º, com 43 queixas).
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