Hospital Regional de Corumbá será construído até 2031, anuncia Governo de MS ao assinar acordo
Medida é acordo judicial em ação civil pública
Gabriel Maymone, Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O município de Corumbá – distante 426 km de Campo Grande – terá um Hospital Regional até 2031. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (6) pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB).
Assim, acordo firmado com a prefeitura de Corumbá prevê que o hospital deverá ficar pronto em até seis anos a partir da homologação do termo entre as partes, que ainda deve passar pelo crivo da Justiça. Isso porque é fruto de ação civil pública.
A ação tratou sobre a saúde no município, em especial à Santa Casa de Corumbá, que é administrada pela prefeitura como interventora desde 2010.
Também ficou definido que o convênio que o município tem com o governo do Estado será repactuado, para ser revisto o repasse para a saúde.
A projeção é de que o novo Hospital Regional tenha cerca de 170 leitos. No entanto, detalhes técnicos dependem de estudo epidemiológico, disse o secretário estadual de saúde, Maurício Simões.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Durante o anúncio, Riedel falou em avançar em projetos estruturantes. “Uma visão da melhoria do serviço público em todas as áreas”.
O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel (PSB), pontuou que um dos problemas da saúde no município pantaneiro é a falta de UTI Neonatal, além de estrutura precária. “A situação hoje da saúde encontra-se caótica. A gente pegou, por exemplo, a parte da rede básica, sem credenciamento, sem processos licitatórios, ou processos licitatórios cancelados, também que não estão andando. Então, isso repercute na população, a falta de medicamentos, um atendimento de qualidade. E, no setor do hospital, hoje, infelizmente, encontra-se inchado. Então, a gente vai ter que rever a própria folha, já estamos revendo a própria folha de pagamento e reestruturando as equipes”, explicou.
A medida é decorrente de decisão judicial através de ação civil pública do MP (Ministério Público) de MS. “Foi estabelecida a obrigação que o Estado, no prazo máximo de 6 anos, deve construir para gestão própria ou por intermediação de terceiros”, explicou o procurador-geral de Justiça, Romão Júnior.
Para a construção, o município informou que irá doar uma área de 30 mil metros quadrados, localizada no bairro Popular Velha, próximo à Unicesumar.
Por fim, o secretário estadual de saúde explicou que a construção do hospital vai ajudar a desafogar o atendimento em Campo Grande. “Nós temos considerado essas duas cidades [Corumbá e Ladário] como uma área mais remota, por conta da dificuldade logística de transporte de pacientes, então aquela região precisa, por conta da população e dessas distâncias que interferem na logística, de uma unidade hospitalar que seja resolutiva, que impeça ou que evite o transporte desnecessário de pacientes para a Capital”, pontuou.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
Notícias mais lidas agora
- Bêbado e na contramão, motorista bate de frente com viatura da PM em Campo Grande
- Rodovia construída por Patrola causou danos ambientais de quase R$ 1 milhão no Pantanal
- Durante corrida, passageiro passa a mão em motorista de aplicativo e acaba na delegacia em Campo Grande
- Midiamax é o 3° jornal mais premiado do Centro-Oeste e um dos 50 mais influentes do país, aponta ranking
Últimas Notícias
Cissa Guimarães confirma romance com cantor famoso; saiba quem é
Cissa Guimarães engatou o romance com um cantor que conheceu durante as gravações de um programa na Bahia; saiba quem é o pretendente
Após chuvas, moradores enfrentam lamaçal e crateras em bairros de Campo Grande
A prefeitura esclarece que o patrolamento ou cascalhamento pode piorar as condições de tráfego nas vias em dias chuvosos
Presidente nacional do PSDB é alvo de operação da PF e CGU por desvios na área da saúde
Marconi Perillo também é ex-senador e ex-governador de Goiás
Protegido: Fãs preocupados com a aparência de Justin Bieber à medida que crescem as preocupações sobre seu bem-estar e casamento
Não há resumo por ser um post protegido.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.