Uma paciente que aguardava o atendimento na recepção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia, foi surpreendida ao notar um pequeno escorpião no chão. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a dedetização do posto está em dia.
A paciente relata que chamou um servidor para recolher o animal peçonhento. “Não tinha nenhuma tubulação perto, era na entrada, perto da porta de vidro. Quando olhei, ele estava indo na minha direção, quase alcançando meu pé”, disse.
Nas imagens é possível notar que, aparentemente, se tratava de um filhote. A paciente diz que o servidor matou o escorpião.
O que diz a Sesau
Em nota, a pasta diz que há um cronograma regular de dedetização agendado nas unidades de saúde com o objetivo de garantir um ambiente seguro e saudável tanto para os pacientes quanto para os profissionais. As dedetizações são realizadas periodicamente, acompanhadas de laudos técnicos que garantem a eficácia do serviço.
Cada procedimento de dedetização possui um laudo com validade de seis meses, assegurando a durabilidade do efeito do veneno utilizado. No entanto, para o controle de animais peçonhentos, a durabilidade do veneno é de três meses. Em razão da aplicação do veneno, pode ocorrer que alguns animais, como escorpiões, saiam de seus esconderijos, em razão do processo de controle e eliminação.
Na unidade de saúde da Nova Bahia, a última dedetização foi realizada no dia 10 de dezembro de 2024. Embora o laudo indique a eficácia do veneno por seis meses, considerando o prazo de três meses para controle de animais peçonhentos, a unidade está dentro do período de validade para esse tipo de infestação.
“A SESAU destaca que o cronograma de dedetização das unidades de saúde segue a programação estabelecida, mas pode ser ajustado conforme necessário para a realização de manutenções preventivas, visando garantir que os ambientes continuem limpos e seguros para todos”.
Orientações da Vigilância em Saúde
A Sesau orienta a população a manter os ambientes sempre limpos e organizados, eliminando possíveis esconderijos para animais peçonhentos. Pequenas atitudes, como vedar ralos e frestas, são essenciais para prevenir a entrada de escorpiões nas residências.
Em caso de acidente com escorpiões, a orientação é lavar o local da picada com água e sabão, evitar aplicar qualquer substância e procurar atendimento médico o mais rápido possível. É importante observar sinais como inchaço, vermelhidão, dor e aumento de calor no local da picada e buscar assistência médica em uma unidade de saúde.
Prevenção
- Mantenha os quintais limpos e gramas aparadas;
- Evite entulhos que favoreçam a proliferação de escorpiões;
- Casos em crianças menores de 7 anos e idosos exigem mais atenção devido ao risco de complicações;
- Não aplique substâncias, faça torniquetes ou realize sucção.
- O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza vistorias em locais com infestação de animais peçonhentos e oferece canais de contato para a população:
O CCZ está disponível nos telefones: (67) 2020-1796, (67) 2020-1802 ou (67) 3313-5000. WhatsApp: (67) 2020-1796 ou pelo e-mail: scrapsccz@gmail.com para agendamentos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.