A formação de uma nuvem funil chamou a atenção de trabalhadores de um de , a 70 quilômetros de Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (4), enquanto o tempo fechava.

Um trabalhador, que preferiu não se identificar, disse que estava chovendo na região, mas sem fortes. Quem flagrou o fenômeno temeu que o funil tocasse o solo e causasse estragos. “Ainda bem que não está ventando”, descreveu.

A meteorologista do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, confirmou que se trata de uma nuvem funil. Não é a primeira vez que o fenômeno é registrado em cidades de Mato Grosso do Sul. A nuvem funil se assemelha com um tornado, entretanto, não toca o chão.

“[A nuvem funil], o vórtex saiu um pouco da nuvem, como ela não era uma nuvem propícia a gerar um tornado, ela saiu esse funil, que [é] uma característica de uma nuvem intensa, que causou aquele vendaval, mas não tinha ingredientes suficientes para se tornar um tornado”, explica o meteorologista do Cemtec, Vinicius Sperling.

Já um tornado é um fenômeno meteorológico quando a coluna de ar gira de forma violenta e toca a superfície da terra.

Confira o vídeo: