Nuvem funil: entenda o fenômeno que causou morte e estragos durante temporal em Corumbá
Ventos variaram de 90 a 107 km/h, segundo estações de monitoramento
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Moradores de Corumbá, a 420 quilômetros de Campo Grande, registraram um fenômeno climático durante o temporal na tarde de terça-feira (12), que matou uma criança e causou estragos por toda a cidade. Confundida com uma tromba d’água, uma nuvem funil chamou a atenção em meio a fortes rajadas de vento.
O meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, explica que o setor ainda avalia com cautela vídeos que mostram a força do vento na região. A estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) marcou rajadas de 90,36 km/h, enquanto a estação do aeroporto, na Força Aérea, pontuou 107,4 km/h.
“Não é uma tromba d’água porque a tromba d’água é, digamos, uma nuvem funil que vem e toca a água, quando toca o solo é um tornado. Nesse caso, é uma nuvem funil, o vórtex saiu um pouco da nuvem, como ela não era uma nuvem propícia a gerar um tornado, ela saiu esse funil, que [é] uma característica de uma nuvem intensa, que causou aquele vendaval, mas não tinha ingredientes suficientes para se tornar um tornado”, diz.
Ainda conforme o especialista, o fenômeno não se trata de um tornado e, se fosse, teria causado danos ainda maiores na cidade.
“Em Dourados haviam divulgado que tinha sido um tornado, fizemos uma nota com a Defesa Civil. É muito fácil de ver pelos estragos, tudo fica retorcido para os lados quando dá vendaval. [Como em] Corumbá e Dourados, tudo fica caído para um lado, isso indica que não foi um tornado. Os dados também não mostram isso, a estação registrou em torno de 90 km/h, isso é vento fraco para um tornado”.
Queda de raios
O ClimaTempo aponta que foram registradas 20.741 descargas atmosféricas até as 20h, já as estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), rajadas de vento alcançaram 90,36 km/h.
“Destaque não foi a chuva e sim fortes ventos, chuva foi 13,2 milímetros [de acordo com a] fonte do Inmet e 19 mm [conforme a] Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Foi uma intensa tempestade isolada, elas causam chuva intensa e rápida, geralmente com baixos acumulados, muito raio, rajadas de vento e até granizo”, explica.
Confira o vídeo:
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.