Uma nuvem em formato de funil voltou a surpreender os moradores de , a 70 km de , na tarde da última terça-feira (22). Essa é a segunda vez que o fenômeno é observado neste mês no município. A primeira aparição pegou de surpresa trabalhadores de um frigorífico em 4 de janeiro.

De acordo com informações compartilhadas pela página Babalizando MS, as imagens desta semana foram feitas em uma fazenda a 24 km da área urbana. 

Era nuvem funil ou tornado?

De acordo com o meteorologista do (Centro de Monitoramento do Tempo e do de Mato Grosso do Sul), Vinicius Sperling, as imagens indicam que seja uma nuvem funil. Contudo, não dá para ter certeza, já que não é possível ver se a nuvem tocou ou não o solo, o que poderia ser caracterizado como tornado.  

“Aparentemente é uma nuvem funil normal. Ele mergulha para trás da mata e a gente não sabe se lá atrás tocou o solo. Só indo lá onde essa nuvem funil desceu e ver se tem alguma coisa retorcida lá, como árvores espalhadas para todas as direções e aí a gente vai ter certeza que ele tocou o solo”, explica. 

O especialista explica que, na última segunda-feira (22), havia muitas nuvens de tempestade e uma muito intensa passou entre o sul de Campo Grande e o norte de Sidrolândia. Essa provavelmente seria a que desprendeu a nuvem funil.

As nuvens funis podem ser formadas de duas formas: em decorrência de uma nuvem severa e violenta ou por uma heterogeneidade bem localizada, como em uma convergência de ar, um lugar que esquentou muito ou com um vento atípico. 

“Tudo indica que é uma nuvem funil oriunda de uma nuvem mais intensa que foi o que ocorreu ontem. Diferente da nuvem funil do dia 4 de janeiro, que foi mais uma heterogeneidade local que formou uma nuvem um pouquinho mais assim, digamos, significativa”, afirma Sperling.