Equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bonito averiguou nesta segunda-feira (25) a morte da sucuri Anajulia, um ícone sul-mato-grossense que foi encontrada morta.

Informações iniciais são de que a cobra foi morta a tiros. Entretanto, a PMA informou ao Jornal Midiamax que o animal estava muito inchado, o que dificulta a visualização de alguma perfuração por projétil de arma de fogo.

Além disso, a PMA contatou a Polícia Civil, que vai enviar uma equipe de peritos para verificar as possíveis perfurações. A Civil deve assumir o caso.

Ambientalistas revoltados e comovidos com a partida de Anajulia se manifestam indignados com a situação e pedem justiça para a serpente, que era um ícone da fauna sul-mato-grossense, tendo participado de diversos documentários internacionais e provavelmente era a sucuri mais conhecida do mundo.

Conforme o documentarista Cristian Dimitrius, a cobra é a mesma que viralizou há algumas semanas, quando o biólogo holandês Freek Vonk publicou registros com a mesma.