Na manhã desta quarta-feira (20), moradores dos Residenciais Oliveira I e II fizeram uma manifestação cobrando a finalização das obras de pavimentação asfáltica, que já duram 2 anos. Segundo eles, desde que as obras foram iniciadas, mas não concluídas, o cenário é de piora em vias que já eram problemáticas.

Para quem trafega na região, mas não vê evolução nas obras, tudo não passa de dinheiro público jogado fora, isso porque os moradores apontam que não há constância no projeto. “Eles vão lá, fazem um pedacinho e vão embora. Mas eles estão fazendo calçada e meio-fio onde nem tem residência. Onde já tem casa e teve a construção do asfalto, destruíram 90% das calçadas. Tem morador que não consegue nem entrar na própria garagem porque tem calçada quebrada há 1 ano”, explica Valdinei Figueiredo, coordenador do Grupo Dando Voz, que atua diretamente nas ações do bairro.

Outro ponto que os moradores questionam é precarização causada nas linhas de ônibus. Como explica Valdinei, há 20 dias uma equipe realizou a terraplanagem em quatro ruas e não voltou mais para a conclusão do trecho.

“Os materiais que colocaram nas ruas estão sendo perdidos, desperdiçados. Fizeram um monte de barricadas na linha de ônibus para que a água não estrague o trabalho feito ali, mas quando chove, inunda a linha de ônibus”, aponta.

Para o coordenador, seria necessário um cronograma para que os residentes pudessem acompanhar o andamento da obra. “Às vezes a gente sai de casa sem nem saber se vamos chegar e conseguir estacionar em frente de casa, porque não sabemos se vamos nos deparar com uma obra na rua”, explica.

Para a Prefeitura de Campo Grande, os moradores pedem para que a obra seja finalizada e a sinalização nas vias feitas logo na sequência. “Nós já tivemos acidentes aqui nas ruas que foram asfaltadas. Não tem faixa de Pare no chão, então o pessoal não sabe e passa direto”, conclui.

Faixa usada em manifestação. (Reprodução, Fala Povo)

Prazo de entrega foi prorrogado

Em nota, a Prefeitura afirmou que o lote 3 já foi concluído e nos lotes 1 e 2 foram retomadas as obras de drenagem e pavimentação. Agora, prosseguem a construção de sarjetas, meio-fio e calçadas. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) aponta que nesses dois lotes restam executar 30% dos 2,41 km de drenagem e 50% da pavimentação dos 6,7 km.

A Secretaria afirma ainda que foi necessário fazer a reprogramação do projeto e atualização da planilha, para execução de obras de drenagem que se verificou necessária, além de inclusão de outros trechos de vias. Com isso, o prazo de conclusão, previsto para abril deste ano, será prorrogado por mais 120 dias.

Em vários momentos, os trabalhos também tiveram que ser interrompidos durante as chuvas fortes, pois obras como drenagem e pavimentação não podem ser executadas com o solo molhado. Por fim, afirmam que todo o andamento do projeto no Jardim Oliveira é discutido frequentemente com as lideranças do bairro, em reuniões tanto na Sisep como no bairro.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.