Mato Grosso do Sul registrou queda nos casos confirmados de covid-19 nos últimos sete dias, saindo de 621 para 457. Entretanto, os números ainda preocupam, pois se trata da segunda semana com maior registro no ano.

Os números estão presentes em boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (14) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Além dos novos números, o documento atualiza os registros da última divulgação.

Boletim apresenta novos casos e atualiza confirmações na semana anterior. (Divulgação, SES)

No boletim anterior, que trazia dados referentes a quinta semana do ano, eram contabilizados 555 casos confirmados da doença. Agora, são apresentados 621 confirmações da doença no Estado.

Vale lembrar que os números podem sofrer alterações conforme a notificação dos municípios. Assim, o aumento real das confirmações entre um boletim e outro chega a 523, confirmando o segundo maior registro de 2024.

Primeira semana sem óbitos por covid-19

A recente alta nos casos não reflete nos óbitos registrados em Mato Grosso do Sul. Conforme o boletim, é a primeira semana sem registros de mortes causadas pela doença em 2024.

Na semana anterior, marcada pelo maior número de mortes do ano, foram confirmados 3 óbitos, metade do registrado na primeira semana do ano, com 6. Entretanto, o número sofreu alteração em relação à última divulgação, que apresentava apenas 2 vítimas.

Primewira semana sem óbitos confirmados em 2024. (Divulgação, SES)

Campo Grande é cidade com maior número de casos

, com maior população do Estado, apresenta o maior número de casos presentes na semana seis de monitoramento, que terminou hoje (14). Logo depois, estão Naviraí, Dois Irmãos do Buriti, e Aquidauana.

Novos casos registrados por cidades. (Divulgação, SES)

Sesau emite alerta para profissionais de saúde

Com a recente alta nos números, a Sesau (Secretaria Municipal de Campo Grande) emitiu alerta epidemiológico para os profissionais de saúde.

O alerta é protocolar e visa informar aos profissionais da saúde pública como saber identificar casos de surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave e proceder para controle da doença. Para isso, considera o cenário atual da doença em Campo Grande, com aumento dos casos nas primeiras semanas do ano.

Dados do painel Cievs/CG (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) mostram que Campo Grande registrou 199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave nas primeiras 6 semanas do ano, sendo 50 casos diagnosticados como Covid-19.

Os números, semana a semana, são menores que os registrados em 2023.