Os casos de Covid-19 voltaram a subir no início de 2024, fazendo com que a (Secretaria Municipal de ) emitisse alerta epidemiológico para os profissionais de saúde.

O alerta é protocolar e visa informar aos profissionais da saúde pública como saber identificar casos de surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave e proceder para controle da doença. Para isso, considera o atual da doença em Campo Grande, com aumento dos casos nas primeiras semanas do ano.

Dados do painel Cievs/CG (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) mostram que Campo Grande registrou 199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave nas primeiras 6 semanas do ano, sendo 50 casos diagnosticados como Covid-19. Os números, semana a semana, são menores que os registrados em 2023.

Na primeira semana de 2024, foram registrados 37 casos de SRAG contra 87 no mesmo período de 2023. Em todo o ano passado, Campo Grande teve 3.165 casos de SRAG, e por vários meses enfrentou crise na saúde pública devido ao aumento da doença, principalmente em de zero a 9 anos.

Casos cresceram no Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul registrou duas mortes e 550 casos positivos para a Covid-19 na última semana epidemiológica, totalizando 16 óbitos e 1.776 casos em 2024. O Estado enfrenta aumento no número de infecções e nos últimos sete dias registrou a maior quantidade de notificações deste ano. 

Os dados constam no boletim da SES-MS (Secretaria Estadual de Saúde), referente a quinta semana epidemiológica. A quantidade de casos novos cresceu 25,56%, saindo de 442 para 555 nos últimos sete dias. 

Cresce procura por testes em farmácias

A procura por testes de Covid-19 disparou nas farmácias de Campo Grande nos últimos dias diante do aumento de infecções. Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostram que Mato Grosso do Sul registrou a maior quantidade de casos positivos na última semana, com 555 das 1.776 notificações deste ano.

Campo Grande lidera o ranking de contaminações com 231 novos casos entre a quarta e quinta semana epidemiológica deste ano.