Dentro da Semana Santa, esta sexta marca a Sexta-feira da Paixão, sendo feriado nacional. Com isso, alguns locais param de funcionar em Campo Grande

Então, fique atento para o que abre e o que fecha na Sexta-feira Santa na Capital e não perca a viagem. Locais como judiciária, repartições públicas e bancos não abrem. Entretanto, estabelecimentos de lazer e comércio tem seus horários alterados.

Repartições públicas

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o Sexta-feira Santa e não há expediente. As repartições públicas retornam na segunda-feira (1º). No Governo do Estado, as repartições estabeleceram ponto facultativo e retornam na segunda-feira.

Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal funcionará com atendimento em horário reduzido das 8h30 às 14h30, na sexta-feira e sábado. Como de costume, estará fechado para manutenção interna no domingo (31) e na segunda-feira (1º).

As visitas retornam normalmente na terça-feira (2), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, e devem ser agendadas previamente.

Bancos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

As contas de água, energia, telefone e etc. e os carnês com vencimento no dia 29 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, na segunda-feira.

Unidades de saúde

Nos dias de feriado e ponto facultativo somente as UPAs e CRSs e as unidades de plantão para vacinação estarão funcionando. Demais unidades reabrem somente na segunda-feira.

Na sexta-feira abrem somente as UBS Aero Rancho e 26 de Agosto, das 7h às 17h com plantão de vacinação. No sábado estarão abertas a USF Serradinho e USF São Francisco, das 7h às 17h, e os shoppings Pátio Central, das 9h às 16h, e Bosque dos Ipês, das 10h às 17h.

No Domingo de Páscoa apenas o shopping Bosque dos Ipês estará vacinando, das 10h às 17h. Lembrando que todas as vacinas do calendário estarão sendo disponibilizadas, incluindo Gripe, Covid e Dengue.

A exceção é para as vacinas que possuem cronograma específico, como é o caso da BGC. Nos shoppings não será aplicada vacina contra a Dengue, considerando orientação do Ministério da Saúde que restringiu a imunização contra a doença às unidades de saúde.

Casa da Saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde não terá atendimento ao público na sexta-feira (29) em período integral devido ao feriado.

Comércio

O comércio deve fechar na Sexta-feira da Paixão por força do feriado.

Camelódromo

Na sexta-feira Santa, os atendimentos estão suspensos no Camelódromo. O funcionamento retorna no sábado, a partir das 8h.

Mercados

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que as unidades têm liberdade de funcionar normalmente. Entretanto, devem conceder as respectivas folgas compensatórias aos trabalhadores.

Correios

Nas agências dos Correios, não haverá atendimento nesta sexta. Entretanto, estarão disponíveis os canais de atendimento por meio da Atendente Virtual dos Correios.

No sábado (30), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente aos sábados, no qual também serão realizadas atividades de entrega.

Detran-MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informou que não haverá atendimento ao público nas agências de todo o Estado na sexta-feira. As unidades retornam normalmente na segunda-feira.

O órgão reforça que 95% dos seus serviços estão disponíveis na plataforma Meu Detran e no aplicativo Detran MS.

Shoppings

No Shopping Campo Grande, o atendimento segue normalmente até no Domingo de Páscoa. Na sexta-feira , o Shopping estará com estrutura disponível para as lojas operarem. O funcionamento das lojas está a critério dos lojistas, seguindo acordo com o sindicato correspondente.

No Pátio Central Shopping os atendimentos estão suspensos. O estabelecimento volta a funcionar normalmente no sábado, das 8h às 20h.

No Shopping Norte Sul Plaza, os atendimentos acontecem das 11h às 21h na praça de alimentação, lazer e algumas lojas. No sábado, o funcionamento é normal. No domingo, as lojas funcionam do meio-dia às 20h e a praça de alimentação, das 11h às 21h.

No Bosque dos Ipês os atendimentosn os restaurantes da praça de alimentação, lazer e entretenimento funcionam das 10h às 22h. Lojas varejo, academia, Fácil, Detran e Lotérica não possuem autorização para abrir, conforme Convenção Coletiva. No fim de semana, o shopping volta ao funcionamento.

TJMS

Em razão dos feriados da Semana Santa, não haverá expediente no Foro Judicial de Primeira e Segunda Instâncias do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul na sexta-feira.

O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

No portal www.tjms.jus.br/plantao.php, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Delegacias

Na sexta-feira, funcionarão apenas a 1ª Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM), a 4ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, localizada no bairro Moreninha II, a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro Especializado de Polícia Integrada (Cepol) e a Depac Centro.

Essas unidades estarão disponíveis para registro de ocorrências. As demais reabrem na próxima segunda-feira.

Hemosul

Toda a rede Hemosul no Estado estará fechada na sexta-feira. No sábado, o Hemosul Coordenador e de Três Lagoas funcionarão no horário de atendimento regular de final de semana, entre 7h e 12h. As demais unidades voltam a funcionar normalmente apenas na segunda-feira.