Após a barragem da Ponte do Grego, em Terenos, a 30 quilômetros de Campo Grande, sofrer danos durante a forte chuva no último domingo (7), produtores e estudantes que vivem nas áreas rurais do município estão com suas rotinas afetadas, já que ônibus e caminhões não conseguem trafegar pelas estradas no entorno da .

As informações passadas ao Jornal Midiamax por um morador, que mora a 10 quilômetros da Ponte, divergem com a informação passada pelo prefeito de , Henrique Budke, de que nenhuma estrada estava fechada.

“Minha filha não foi para a escola segunda-feira, porque o ônibus não consegue passar”, conta o produtor rural. Segundo ele, cerca de 8 alunos também tiveram os estudos prejudicados, por não terem como ir até a escola.

“Hoje eu tive que levar minha filha de carro. Saímos às 4h da manhã. Aquela estrada está um perigo. Mas, infelizmente, os outros moradores não têm condições de levar os filhos com condução própria, então fica aí, a criançada, sem ter como estudar”.

Situação das estradas na região da Ponte do Grego (Fala Povo, Jornal Midiamax)

O morador aponta que a situação das estradas na região tem prejudicado, inclusive, a comercialização dos produtores e afetado consideravelmente a situação financeira das famílias.

“Eu, por exemplo, perdi a venda de cabeça de gado. O comprador só me avisou que não estava dando pra passar ali e cancelou a compra”, explicou.

Ele afirma que a situação da estrada já era muito ruim e que, junto a outros moradores, fez diversas reclamações e pedidos de resolução no trecho, mas não foram atendidos. Sobre esta nova situação, também acionaram Prefeitura e secretarias, mas não houve devolutiva ou precisão de quando o problema será sanado.

“Já estava ruim, agora piorou muito mais. Os caminhões, os ônibus, tudo vive quebrando aqui. Os veículos não passam e não tem nenhum tipo de correção. Eu vi na matéria que falaram pra vocês que as estradas estão funcionando. Não estão. Falaram que mandariam uma equipe pra ver essa situação. Até agora não veio ninguém”, concluiu.

A reportagem acionou a Prefeitura de Terenos sobre essas novas informações e aguarda um retorno.

Entenda

A represa, próxima ao Rio , transformou-se em um grande lamaçal. “Verificamos uma avaria em uma das pontes e iremos providenciar reparo ainda esta semana”, disse o prefeito Henrique Budke.

Ele informou ainda que não há nenhuma estrada fechada. Quanto a possíveis danos ambientais no local, ele afirmou que irá encaminhar o caso aos órgãos competentes.

“Nós comunicamos a Polícia Militar Ambiental (PMA) e então, se eles verificarem algo crítico, eles comunicam ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de ). Pode ser que haja dano ambiental, o que não quer dizer que há culpados, mas é isso que eles irão responder com o relatório”, explicou o prefeito.

“Eu conhecia bem a estrutura e era muito bem feita. Realmente parece que foi um volume muito grande de água e acabou danificando a estrutura e ocasionando o vazamento”, afirmou.

Após as chuvas, o trecho usado para de moradores virou um lamaçal devido aos danos na barragem.

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok