VÍDEO: Lagoa de contenção rompe e destrói casa no Bairro Água Limpa Park

Casa ficou destruída na Rua Nobres, no Bairro Água Limpa Park, região na saída para Rochedinho em Campo Grande, devido ao rompimento de uma lagoa de contenção durante o temporal que caiu em Campo Grande nesta quarta-feira (4). Informação é de que havia moradores na casa e ninguém ficou ferido. A reportagem foi ao local […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Casa ficou destruída com a enxurrada de quarta-feira (Foto: Midiamax)

Casa ficou destruída na Rua Nobres, no Bairro Água Limpa Park, região na saída para Rochedinho em Campo Grande, devido ao rompimento de uma lagoa de contenção durante o temporal que caiu em Campo Grande nesta quarta-feira (4). Informação é de que havia moradores na casa e ninguém ficou ferido. A reportagem foi ao local na noite desta quarta e apurou que os moradores já retiraram os pertences que sobraram e saíram da residência.

A localidade trata-se de uma descida em direção à Avenida Tamandaré. Aos fundos da casa destruída, há uma construção que está abaixo do nível do solo na Rua Formosa. Em frente a esta obra existe a lagoa de contenção que rompeu. No terreno há uma placa da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) informando que ali tem a nascente 04 do Córrego Segredo.

Durante a forte chuva, a água então entrou no terreno onde há a obra, quebrou o muro da parte de trás da casa e por consequência destruiu a parede da lateral direita da residência, onde há um terreno baldio. Foi por ali que escoou a água barrenta que aparece no vídeo, levando geladeira e outros móveis. Moradores relatam que o estrago não foi maior pelo fato da maior parte da enxurrada ter descido pela lateral, na Rua Marluce.

“A água desce de um condomínio que tem atrás da lagoa, tem que aumentar a captação da água pluvial e limpar o local da contenção, tem muito mato e entulho que as pessoas jogam”, disse um morador que preferiu não se identificar.

“Eu fui tirar o habite-se e eu pedi para ver o mapa da região para eu ver de onde era a responsabilidade do local. Falaram que não era área de responsabilidade da prefeitura”, disse o bacharel em direito, Nélio Rodrigues, morador do bairro.

“Há muito tempo a gente vem sofrendo com isso, buscamos a prefeitura, já conversamos com o condomínio para ver de quem é a responsabilidade dessa água e até o presente momento ninguém fala nada. Tem que fazer obra de contenção. Tem placa de nascente, os órgãos competentes precisam tomar conta e limpar o local. A gente está sendo visto só com as tragédias, muitas das ruas daqui também não tem esgoto”, diz o presidente do bairro Roger Araújo.

O presidente do bairro lembra que há três anos ocorreu a mesma situação, porém, não houve estragos pelo fato de não haver construções próximas na época. A reportagem também entrou em contato com a prefeitura, condomínio citado e aguarda retorno.

Círculo maior é onde há a lagoa de contenção e o outro destaque menor é onde fica a casa
Casa destruída com a força da água (Via WhatsApp)
Casa foi destruída com a força da água que veio da lagoa de contenção
Fundos da casa destruída, onde há uma obra abaixo do nível do terreno (Midiamax)
Placa informando que no local há uma nascente (Foto: Midiamax)

Conteúdos relacionados