O da Proclamação da República, comemorado nesta quarta-feira (15), altera o funcionamento de repartições públicas e estabelecimentos em . O Jornal Midiamax separou o expediente das principais atividades que abrem ou fecham, confira.

Órgãos públicos

Por ser feriado nacional, as repartições públicas da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado folgam na quarta-feira. Apenas não se aplicam os serviços de emergência.

Shopping

O Pátio Central abrirá das 9h às 16h apenas na quarta-feira. Os demais dias da semana seguem com seu horário normal. Já os shoppings Norte Sul Plaza, Campo Grande e Bosque dos Ipês funcionam normalmente.

Detran-MS

As agências do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) não estarão disponíveis na quarta-feira, seguindo o calendário do Governo do Estado. Portanto, os usuários podem utilizar o atendimento on-line do Meu Detran.

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no recesso. Conforme Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), a decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Correios

Os não terão atendimento nas agências no feriado. Na quinta-feira (16), o funcionamento ocorrerá normalmente. Em razão do feriado, o atendimento de pós-vendas será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat. O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado em dia útil.

Comércio

O comércio de Campo Grande está autorizado a abrir no feriado nacional mediante o cumprimento de algumas normas estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho. Cada estabelecimento decide se funciona ou não.

Judiciário

Conforme o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), as comarcas não terão atendimento apenas no feriado. Funcionará apenas o plantão do judiciário. Neste link, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Mercado

Os supermercados de Campo Grande poderão abrir normalmente, concedendo a respectiva folga compensatória aos trabalhadores.

Unidades de Saúde

As unidades de urgência e emergência (UPAs e CRSs) funcionam de maneira ininterrupta e somente as unidades básicas e de saúde da família referenciadas para vacinação abrirão.

Ônibus

Os ônibus do Consórcio Guaicurus, que operam o transporte público em Campo Grande, vão operar em regime de plano especial durante o feriado. Conforme a Agência Municipal de Transporte e (Agetran), as linhas 054, 080, 081, 515 e 522 irão operar com plano funcional de sábados (60% da frota) e as demais linhas com plano de domingo e feriado (43% neste feriado).

Delegacias

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.