Recorde de temperaturas em outubro faz MS ‘ferver’ e ter seus dias de ‘calor cuiabano’
O fenômeno El Niño e o fato de outubro ser historicamente o mês mais quente do ano, contribuíram para o calor excessivo no Centro-Oeste
Eveline Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A onda de calor que se espalhou pelo interior do Brasil no mês de outubro registrou recordes nas temperaturas no Centro-Oeste. Mas, em qual Estado será que o calor “ferveu” mais? Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul?
Conhecida pelo seu calor, Cuiabá, a capital de Mato Grosso, chegou a ter um registro histórico, alcançando 44,2 °C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Essa é a maior temperatura registrada desde 1911, e com isso a cidade entrou para lista das 10 maiores temperaturas já registradas no Brasil.
Para a psicóloga, Danielle Padilha, de 43 anos, apesar de sempre acostumada com o calor cuiabano, a sensação térmica está exaustiva. “Como dizemos por aqui, tá calor demais. Nem na sombra tem refresco”, brincou a psicóloga. Ela diz que a solução é sempre ter uma água gelada em casa e muito ar-condicionado ou ventilador e umidificador.
Porto Murtinho é a cidade mais quente de MS
Contudo, para os lados de cá da divisa, a cidade de Porto Murtinho não ficou muito atrás dessa marca. Lá, a temperatura chegou a 43,3 °C, levando ao calor extremo para região.
Para o comerciante Alex Pereira, de 37 anos, sentir calor tanto em Porto Murtinho quanto de Corumbá já faz parte da rotina. Ele conta que este mês, porém, foi muito além do normal. “Será que já não estamos no verão?”, pergunta, em tom de piada.
“Eu fico imaginando o que será do nosso verão, tipo, em janeiro. Se nem o ar-condicionado está aguentando. O jeito é ir para a beira do rio tomar uma cervejinha quando dá”, disse.
Campo Grande vive dias de calor recorde
A capital de Mato Grosso do Sul também teve seu recorde de temperatura, chegando a 39,4 °C. Aliado ao calor, a baixa umidade relativa do ar aumentou a sensação térmica.
O motorista de aplicativo, José Barretos, de 59 anos, confessou que segue trabalhando, mas não tem sido fácil. “Saio de casa às 7h com uma garrafa de gelo, mas quando chega às 9h já não tem mais. Fora que o mormaço que cria dentro do carro se torna insuportável. O jeito é, às vezes, dar uma paradinha e ver se passa um ventinho para refrescar”, brincou.
Confira 10 maiores temperaturas registradas no Brasil
44,8°C em Nova Maringá/ MT em 04/11/2020 e 05/11/2020
44,7°C em Bom Jesus do Piauí/ PI em 21/11/2005
44,6°C em Bom Jesus do Piauí/ PI em 18/11/2005
44,6°C em Orleans/SC em 06/01/1963
44,6°C em Água Clara/ MS 05/10/2020
44,5°C em Nova Maringá/ MT em 08/10/2020 e 25/09/2020
44,3°C em Aragarças/GO em 09/10/2020
44,2°C em Cuiabá/MT em 19/10/2023
Notícias mais lidas agora
- Idosa de 67 anos é presa após esconder porções de drogas em planta
- Na garupa de moto, criança de 7 anos sofre traumatismo craniano após acidente em rodovia de MS
- Morre traficante que capotou S10 carregada com 1,5 tonelada de maconha em MS
- VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado e moto é destruída em acidente em cruzamento de Campo Grande
Últimas Notícias
Museu do Videogame reúne gerações e é programa para família toda, em Campo Grande
Museu fica na cidade até dia 26 de janeiro e conta com torneios diários
Juiz determina fiança de R$60 mil para motorista que atropelou motoentregador na Mato Grosso
Condutor passou pela audiência de custódia na manhã deste domingo (12)
Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades
Decisão considera necessidade prestação de contas e transparência
Campeão olímpico das argolas, Arthur Zanetti anuncia aposentadoria
Depois de 16 anos no alto rendimento, agora ex-ginasta será treinador
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.