Prefeitura lança projeto para impulsionar piscicultura em Dourados
Serão selecionados dez produtores e inscrições estão abertas
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dourados deu início a um projeto para impulsionar a piscicultura como opção para o produtor familiar do município. Idealizado pela Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), o projeto “Renascer Peixe” está com inscrições abertas até o próximo dia 2 de maio.
Segundo informações da prefeitura municipal, os interessados irão passar por uma seletiva e os produtores escolhidos terão suporte de logística, técnico e subsídio para ter acesso à comercialização do pescado.
O projeto financiado pelo Governo do Estado, através do programa Pró-Peixe, surgiu da integração de esforços da Semaf, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), propõe a execução de trabalho de fomento à piscicultura em viveiros escavados.
Os piscicultores selecionados receberão fomento nas formas de subsídio parcial de ração de peixe para um ciclo de produção, apoio logístico, acompanhamento e capacitação técnica. Como contrapartida, caberá aos piscicultores providenciar a aquisição de alevinos de tilápia, reservar local adequado para o armazenamento das rações recebidas.
Além disso, segundo informações da prefeitura, caberá aos produtores selecionados receber os técnicos do “Renascer Peixe” na propriedade, seguir rigorosamente as recomendações técnicas e participar das capacitações propostas ao longo do projeto.
Segundo Ademar Roque Zanatta, secretário de Agricultura Familiar, a iniciativa deve fomentar a produção de peixes em propriedades do município que, apesar do destaque que já possuem, têm potencial para crescer ainda mais.
“Queremos incentivar a cadeia de produção da piscicultura no município e apontar uma opção para produtores que possam ter uma certa estrutura, mas não tem o recurso necessário para iniciar o negócio”, explica.
As inscrições podem ser feitas na Semaf, localizada na rua José Luiz da Silva, 3.350, bairro Terra Roxa. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7299 ou e-mail semafes@dourados.ms.gov.br.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Famosa nas redes sociais, mulher faz cirurgias na cadeira de dentista já deixou várias clientes com sequelas em MS
Uma a cada cinco pessoas no Brasil mora de aluguel
Pessoas que vivem sozinhas ocupam maioria dos domicílios alugados
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.