deu início a um projeto para impulsionar a piscicultura como opção para o produtor familiar do município. Idealizado pela Semaf (Secretaria Municipal de Familiar), o projeto “Renascer Peixe” está com inscrições abertas até o próximo dia 2 de maio.

Segundo informações da prefeitura municipal, os interessados irão passar por uma seletiva e os produtores escolhidos terão suporte de logística, técnico e subsídio para ter acesso à comercialização do pescado.

O projeto financiado pelo Governo do Estado, através do programa Pró-Peixe, surgiu da integração de esforços da Semaf, (Universidade Federal da Grande Dourados), Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), propõe a execução de trabalho de fomento à piscicultura em viveiros escavados.

Os piscicultores selecionados receberão fomento nas formas de subsídio parcial de ração de peixe para um ciclo de produção, apoio logístico, acompanhamento e capacitação técnica. Como contrapartida, caberá aos piscicultores providenciar a aquisição de alevinos de tilápia, reservar local adequado para o armazenamento das rações recebidas.

Além disso, segundo informações da prefeitura, caberá aos produtores selecionados receber os técnicos do “Renascer Peixe” na propriedade, seguir rigorosamente as recomendações técnicas e participar das capacitações propostas ao longo do projeto.

Segundo Ademar Roque Zanatta, secretário de Agricultura Familiar, a iniciativa deve fomentar a produção de peixes em propriedades do município que, apesar do destaque que já possuem, têm potencial para crescer ainda mais.

“Queremos incentivar a cadeia de produção da piscicultura no município e apontar uma opção para produtores que possam ter uma certa estrutura, mas não tem o recurso necessário para iniciar o negócio”, explica.

As inscrições podem ser feitas na Semaf, localizada na rua José Luiz da Silva, 3.350, bairro Terra Roxa. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7299 ou e-mail semafes@dourados.ms.gov.br.