Nova onda de calor se aproxima e Mato Grosso do Sul pode chegar a máxima de 45°C
Esta é a terceira onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul e tem potencial para ser mais intensa do que as outras
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A terceira onda de calor do ano se aproxima de Mato Grosso do Sul, elevando ainda mais as temperaturas na próxima semana. A previsão é que as temperaturas máximas possam chegar a 45°C em cidades do Estado, com umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo de 30%.
O Clima Tempo afirma que a próxima onda de calor pode ser ainda mais forte do que as duas últimas e, além do Mato Grosso do Sul, deve atingir São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Conforme o Clima Tempo, as madrugadas frias que atualmente trazem alívio para o calorão devem perder força a partir de 9 de novembro e além do dia, as noites também devem ser quentes. O feriado de 15 de novembro deve ser de calor intenso.
O Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) corrobora a previsão de calor intenso a partir de 13 de novembro. “Os modelos indicam a atuação de um bloqueio atmosférico, que irá favorecer uma nova onda de calor, com altas temperaturas próximas aos 40-45°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 10-30%”.
Calor intenso no Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul vive dias de calor intenso nesta semana. As temperaturas máximas chegaram a 42,3°C em Porto Murtinho nesta terça-feira (7) e alcançaram os 40°C em Pedro Gomes e Nhumirim (Pantanal).
Em Aquidauana e Corumbá, calor de 39,4°C e em Campo Grande a máxima atingiu 38,2°C nesta tarde. Jardim, Bonito, Miranda e Coxim também tiveram calor acima dos 38°C, conforme dados do Inmet.
Aliado ao calorão, Mato Grosso do Sul enfrenta baixa umidade relativa do ar. Sidrolândia chegou a 13%, Porto Murtinho e Campo Grande em 14% e Aquidauana em 15%. Na segunda-feira, a umidade relativa do ar bateu recorde com mínima de 11% em Campo Grande.
Ondas de calor
As ondas de calor são provocadas por um bloqueio atmosférico e potencializadas pelo fenômeno El Niño, que tem como característica o aumento da chuva e do calor. Mas este ano está atípico, com ondas de calor intensas.
A primeira onda de calor a elevar as temperaturas no Mato Grosso do Sul foi registrada na segunda quinzena de setembro, com oito dias de calor extremo. Na época, Porto Murtinho chegou a 42,6°C, Corumbá a 41°C, Três Lagoas 41,4°C e Campo Grande 36,8°C.
Em outubro, uma nova onda de calor na segunda quinzena, elevou a temperatura para novos recordes. Com isso, Porto Murtinho chegou a 43,3°C e 39,4°C em Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Saiba o que muda com a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil
- Organização criminosa que importava clandestinamente eletrônicos do Paraguai e dos EUA é alvo da PF em MS
- VÍDEO: Casa de idosos pega fogo e mobiliza moradores em Camapuã
- Adolescente voltava da escola quando telhado de varanda desabou e o matou, segundo mãe
Últimas Notícias
Prefeitura de Campo Grande define valores do ISS para construção civil em 2025
Definição consta em edição extra do Diogrande
Recolhimento do ISSQN tem prazos definidos pela Prefeitura de Campo Grande
A definição foi feita por meio do Decreto n.º 16.093/2024, de 28 de novembro de 2024
Condenado: militar da reserva preso com mais de 500 kg de cocaína é solto com tornozeleira eletrônica
Ele foi preso em Sidrolândia, contudo, o destino do entorpecente seria a cidade de Campo Grande
Prefeitura de Campo Grande abre crédito suplementar de R$ 138 mil para a SISEP
Conforme o texto, o valor será compensado pela própria Secretaria
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.